OBTENÇÃO DE ISOLADO PURO DE Anaplasma marginale EM BEZERROS NEONATOS PRIVADOS DE COLOSTRO

Autores

  • Francisco de Carvalho Dias Filho Doutorando em Ciência Animal – Sanidade Animal, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Guido Fontgalland Coelho Linhares Professor adjunto da Escola de Veterinária da UFG
  • Sabrina Castilho Duarte Doutoranda em Ciência Animal – Sanidade Animal da Universidade Federal de Goiás.
  • Sônia Maria Santana Quaiotti Médica veterinária.
  • Paula Marina Brito Jorge Médica veterinária.

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.4240

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

O trabalho foi realizado com o objetivo principal de obter isolados autóctones puros de Anaplasma marginale a partir de amostra de sangue de bovino criado em uma área endêmica para a tristeza parasitária bovina no município de Goiânia. Obteve-se o inóculo para o isolamento de A. marginale de animal doador, portador de infecções naturais mistas, após receber tratamento seletivo com dose babesicida esterelizante de dipropionato de imidocarb. Dois dias após esse tratamento, colheu-se dele uma amostra de sangue de 20 mL do animal doador para inoculação em bezerro neonato privado de colostro e livre de infecções por hemoparasitos. Após trinta dias da inoculação, o receptor apresentou febre, apatia e parasitemia patente por A. marginale. Amostras de sangue foram então colhidas e preparadas na forma de estabilizados para serem criopreservadas e, assim, comporem banco de isolados de hemoparasitos autóctones. Realizou-se a comprovação da pureza do isolado, concomitantemente, pela demonstração de soroconversão específica, pela reação de PCR e, ainda, pela subinoculação da amostra criopreservada em bezerro suscetível. Constatou-se ainda que o uso de bezerros neonatos privados de colostro, como animais suscetíveis, pode ser considerado como modelo prático, eficaz e relativamente barato para o isolamento de hemoparasitos em regiões endêmicas.

 

PALAVRAS-CHAVES: Anaplasma marginale, anaplasmose bovina, bezerros, isolados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

DIAS FILHO, F. de C.; LINHARES, G. F. C.; DUARTE, S. C.; QUAIOTTI, S. M. S.; JORGE, P. M. B. OBTENÇÃO DE ISOLADO PURO DE Anaplasma marginale EM BEZERROS NEONATOS PRIVADOS DE COLOSTRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 390–395, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.4240. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4240. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária