SUBSTITUIÇÃO DO MILHO PELO SORGO EM RAÇÕES PARA POEDEIRAS COMERCIAIS FORMULADAS COM DIFERENTES CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO DAS EXIGÊNCIAS EM AMINOÁCIDOS

Autores

  • Vinicius Assuena FCSV/UNESP
  • Rosemeire da Silva Filardi FCAV/UNESP
  • Otto Mack Junqueira FCAV/UNESP
  • Elenice Maria Casartelli FCSV/UNESP
  • Antonio Carlos de Laurentiz FCAV/UNESP
  • Karina Ferreira Duarte FCAV/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3667

Palavras-chave:

Suínos, rações

Resumo

O experimento avaliou o efeito de diferentes níveis de substituição do milho por sorgo em rações de poedeiras comerciais, as quais foram formuladas com base em recomendações de aminoácidos totais e digestíveis. Foram utilizadas 240 poedeiras comerciais, da linhagem Lohmann LSL com 31 semanas de idade, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 5, sendo duas recomendações de aminoácidos (totais e digestíveis) e cinco níveis de substituição do milho por sorgo (0%, 25%, 50%, 75% e 100%), com três repetições de oito aves cada. O experimento teve a duração de cinco ciclos de 28 dias cada, em que ao final de cada ciclo avaliaram-se o desempenho produtivo (consumo de ração, produção de ovos, massa de ovos e conversão alimentar) e a qualidade dos ovos (gravidade específica, Unidade Haugh, porcentagem de casca e espessura de casca). Não ocorreu efeito (P>0,05) dos fatores sobre o desempenho e qualidade dos ovos. Os resultados indicaram que o sorgo pode substituir totalmente o milho em rações para poedeiras comercias, contudo, a adição de pigmentantes naturais ou artificiais é necessária para não comprometer a pigmentação da gema do ovo. A formulação de rações com base em aminoácidos digestíveis não determinou nenhum benefício sobre o desempenho ou qualidade dos ovos em relação à formulação com base em aminoácidos totais.
PALAVRAS-CHAVES: Aminoácidos digestíveis, aminoácidos totais, desempenho, qualidade dos ovos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-04-03

Como Citar

ASSUENA, V.; FILARDI, R. da S.; JUNQUEIRA, O. M.; CASARTELLI, E. M.; LAURENTIZ, A. C. de; DUARTE, K. F. SUBSTITUIÇÃO DO MILHO PELO SORGO EM RAÇÕES PARA POEDEIRAS COMERCIAIS FORMULADAS COM DIFERENTES CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO DAS EXIGÊNCIAS EM AMINOÁCIDOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 93–99, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.3667. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3667. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal