ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)

Autores

  • Ary da Silva Rodrigues
  • Nilo Sérgio Troncoso Chaves
  • Adilson Donizeti Damasceno
  • Marcos de Almeida Souza
  • Luiz Humberto da Rocha Júnior
  • Wagner Charles Gonzaga Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v6i3.364

Resumo

Este trabalho avaliou os aspectos anatomo-histopatológicos na intoxicação por ingestão de frutos triturados de S. fissuratum de 15 bovinos mestiços machos, com idades entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, divididos em três grupos (I, II, III) com cinco animais cada, submetidos à ingestão forçada de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg de peso vivo, respectivamente, em uma única parcela. Um animal de cada grupo foi estabelecido como controle. Todos os animais dos grupos I, II e III, que ingeriram os frutos, adoeceram e morreram nos intervalos de 2 a 5 dias, 3 a 8 dias e 6 a 11 dias, respectivamente. Os exames anatomopatológicos macroscópicos dos animais intoxicados em todos os grupos evidenciaram edema gelatinoso subcutâneo e líquido em cavidades naturais. Hemorragia no endocárdio foi o principal achado no coração, associado ao edema de pericárdio. Edema e hiperemia foram constatados nos rins. Observaram-se edema e hemorragia de serosa no rúmen, no retículo e no omaso. No abomaso destacaramse edema, hiperemia e úlceras na mucosa. Nos intestinos encontraram-se edema, hiperemia e hemorragias. No exame microscópico, o coração apresentou necrose de coagulação, tumefação celular multifocal e focos de calcificação. Os rins mostraram glomerulite, atrofia e/ou ausência de glomérulos, necrose e degeneração nos túbulos coletores. O fígado evidenciou necrose e degeneração gordurosa de hepatócitos. O abomaso e os intestinos apresentaram edema, necrose, e infiltrado de células monucleares. Áreas de desmielinização difusas se destacaram no tronco encefálico. As lesões resultantes da intoxicação pela ingestão forçada dos frutos de S. fissuratum (“rosquinha”) foram mais graves no sistema digestório, no coração e nos rins. PALAVRAS-CHAVE: Aspectos anatomo-histopatológicos, bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-31

Como Citar

RODRIGUES, A. da S.; CHAVES, N. S. T.; DAMASCENO, A. D.; SOUZA, M. de A.; ROCHA JÚNIOR, L. H. da; GONZAGA JÚNIOR, W. C. ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 195–202, 2006. DOI: 10.5216/cab.v6i3.364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/364. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária