ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DURANTE A IMUNIZAÇÃO E APÓS A SANGRIA E PLASMAFERESE EM EQUINOS DE PRODUÇÃO DE SORO HIPERIMUNE ANTICROTÁLICO

Autores

  • Andrea Cristina Parra USP
  • Juarez Pinto Fernandes Távora
  • Ronaldo Azevedo Ferreira
  • Patrícia Stocco Betiol
  • Eduardo Harry Birgel

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3264

Palavras-chave:

Clinica de equinos

Resumo

Para o estabelecimento do quadro sanguíneo de equinos durante a imunização para produção de soro hiperimune anticrotálico e após as sangrias de produção e a plasmaferese, realizou-se avaliação hematológica para determinar a eficácia da plasmaferese na recuperação do quadro hematimétrico dos animais. Foram utilizados vinte animais, submetidos às normas do protocolo de imunização do Instituto Butantan, sendo  colhidas amostras antes das inoculações do antígeno (veneno crotálico), antes e depois das sangrias de produção, após as plasmafereses e quinze, trinta e quarenta e cinco dias após a última sangria, totalizando 340 colheitas, realizadas em dezessete momentos, para realização do hemograma. Significativas variações no quadro hematológico dos equinos foram observadas na fase de imunização, caracterizando anemia normocítica normocrômica, sem alterações significativas do leucograma. Nas fases de sangrias, observaram-se evidentes variações no quadro hematológico, demonstrando uma anemia normocítica normocrômica pós-sangrias, sem variações nos valores do leucograma. No período de repouso, foi evidente a eficácia da plasmaferese, com pronta, mas parcial, recuperação do hemograma, facilitando o rápido retorno para normalidade hematológica, tornando-os aptos à nova produção de soro hiperimune.
PALAVRAS-CHAVES: Anticrotálico, equinos, hematologia, imunização, plasmaferese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Parra, USP

Pos graduação (doutoranda) em Clinica Médica da FMVZ -USP

Downloads

Publicado

2009-12-19

Como Citar

PARRA, A. C.; TÁVORA, J. P. F.; FERREIRA, R. A.; BETIOL, P. S.; BIRGEL, E. H. ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DURANTE A IMUNIZAÇÃO E APÓS A SANGRIA E PLASMAFERESE EM EQUINOS DE PRODUÇÃO DE SORO HIPERIMUNE ANTICROTÁLICO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1225–1230, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3264. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3264. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária