OBSERVAÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS DE HELMINTOS GASTRINTESTINAIS EM OVELHAS MESTIÇAS MANEJADAS EM PASTAGENS COM DIFERENTES HÁBITOS DE CRESCIMENTO

Autores

  • Leonardo Martin Nieto
  • Elias Nunes Martins
  • Francisco de Assis Fonseca de Macedo
  • Marilice Zundt

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v4i1.297

Resumo

Ovelhas, provenientes do acasalamento de fêmeas Corriedale com machos das raças Bergamácia e Hampshire Down, foram divididas em três grupos e manejadas em piquetes compostos exclusivamente por uma das seguintes espécies de gramíneas: Panicum maximun Jacq., Cynodon dactylon Pers. e Paspalum notatum Flueeg., com o objetivo de avaliar a infecção por helmintos gastrintestinais. A cada 28 dias, durante um período de um ano, foram obtidas informações sobre o número de ovos por grama de fezes (OPG) e realizadas culturas de larvas a partir das amostras de fezes de todos os animais. Os animais que pastejaram Paspalum notatum Flueeg. apresentaram a maior contagem de OPG e não houve diferença estatística (P>0.05) entre os grupos genéticos empregados. O gênero Haemonchus predominou nas culturas de larvas. Foi observada também a influência do mês de coleta sobre o OPG (P<0.05). PALAVRAS-CHAVE: Epidemiologia, Haemonchus, OPG, ovinos, Trichostrongylus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-25

Como Citar

NIETO, L. M.; MARTINS, E. N.; MACEDO, F. de A. F. de; ZUNDT, M. OBSERVAÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS DE HELMINTOS GASTRINTESTINAIS EM OVELHAS MESTIÇAS MANEJADAS EM PASTAGENS COM DIFERENTES HÁBITOS DE CRESCIMENTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 45–51, 2006. DOI: 10.5216/cab.v4i1.297. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/297. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária