AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RUFIÕES BOVINOS PREPARADOS ATRAVÉS DO DESVIO LATERAL MODIFICADO E DA ADERÊNCIA DO PÊNIS À PAREDE ABDOMINAL

Autores

  • Sibele Martins Chaves
  • Luiz Antônio Franco da Silva
  • Gustavo Eduardo Freneau
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti
  • Edmar José Figuerêdo
  • Márcio Eduardo Pereira Martins
  • Antônio Carlos Cordeiro Veríssimo
  • Paulo Roberto Lucas Viana Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v3i2.279

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o comportamento sexual de rufiões bovinos, preparados por duas técnicas cirúrgicas. Utilizaram-se 24 bovinos, na faixa etária de 18 meses, divididos aleatoriamente em dois grupos de 12. Os animais do grupo 1 foram submetidos a aderência do pênis à parede abdominal, e os do grupo 2 ao desvio lateral modificado do pênis. Induziu-se o cio em três vacas, e os animais foram avaliados individualmente, por dez minutos, verificando-se a freqüência de várias atitudes do comportamento sexual. Na análise estatística, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial e o teste t de Student para comparar as diferenças entre as médias. Diferenças entre as épocas de observação foram encontradas para a grande maioria das atitudes, exceto para os movimentos pélvicos e para os mugidos. Diferenças entre os grupos 1 e 2 foram encontradas para o reflexo de Flehmen, pingados de sêmen e masturbações. Interações época x grupo foram observadas para os pingados de sêmen e as masturbações. Concluiu-se que as diferentes épocas de observação desempenharam grande influência sobre a maioria das variáveis estudadas nos testes de libido, ao passo que as diferentes técnicas cirúrgicas não influenciaram no comportamento sexual dos animais. PALAVRAS-CHAVE: Rufiões, bovinos, comportamento sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-24

Como Citar

CHAVES, S. M.; SILVA, L. A. F. da; FRENEAU, G. E.; FIORAVANTI, M. C. S.; FIGUERÊDO, E. J.; MARTINS, M. E. P.; VERÍSSIMO, A. C. C.; VIANA FILHO, P. R. L. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RUFIÕES BOVINOS PREPARADOS ATRAVÉS DO DESVIO LATERAL MODIFICADO E DA ADERÊNCIA DO PÊNIS À PAREDE ABDOMINAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 65–72, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i2.279. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/279. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária