RECEITA INDUSTRIAL DE CORTES SECUNDÁRIOS DA CARCAÇA DE BOVINOS MESTIÇOS LEITEIROS, NÃO CASTRADOS OU SUBMETIDOS A DIFERENTES FORMAS DE CASTRAÇÃO

Autores

  • Fabiano Nunes Vaz Universidade Federal de Santa Maria
  • João Restle
  • João Teodoro Pádua Universidade Federal de Goiás
  • Danielle Curado de Santana Morales Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Paulo Santana Pacheco Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiano Sales Prado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.27798

Palavras-chave:

análise econômica, castração com burdizzo, desossa, frigorífico, machos não castrados, raça Holandesa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar a análise dos rendimentos e das receitas com a venda de cortes desossados da carcaça de 84 bovinos mestiços Holandês x Zebu, não castrados ou submetidos a diferentes métodos de castração aos doze meses. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em quatro tratamentos, com 21 repetições por tratamento: machos castrados com burdizzo, castrados por meio da remoção do ápice do escroto, castrados com incisões laterais no escroto e animais não castrados. Na análise dos cortes primários da carcaça,  foi observado maior rendimento  do corte dianteiro dos não castrados e menor rendimento de ponta de agulha destes em relação aos castrados. Observou-se que os animais não castrados  apresentaram maiores pesos e rendimentos dos cortes desossados lagarto e acém do que os castrados. A análise das receitas industriais com a venda dos cortes primários mostrou que a receita dos animais castrados por remoção do tampão foi 13,3% inferior aos não castrados. No entanto, na análise das receitas oriundas da venda dos cortes desossados, observou-se que a menor receita foi dos castrados por incisão lateral em relação aos machos não castrados (-9,9%).

Palavras-Chave: análise econômica; castração com burdizzo; desossa; machos não castrados; raça Holandesa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

VAZ, F. N.; RESTLE, J.; PÁDUA, J. T.; MORALES, D. C. de S.; PACHECO, P. S.; PRADO, C. S. RECEITA INDUSTRIAL DE CORTES SECUNDÁRIOS DA CARCAÇA DE BOVINOS MESTIÇOS LEITEIROS, NÃO CASTRADOS OU SUBMETIDOS A DIFERENTES FORMAS DE CASTRAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 54–67, 2015. DOI: 10.1590/cab.v16i1.27798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/27798. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal