ÍNDICES DE DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E ECONÔMICO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM DIFERENTES TIPOS DE MÃO DE OBRA

Autores

  • Rodrigo de Andrade Ferrazza Universidade Federal de Lavras
  • Marcos Aurélio Lopes Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Raphael Pascoti Bruhn Universidade Federal de Lavras
  • Flávio de Moraes Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v16i2.25878

Palavras-chave:

análise de rentabilidade, custo de produção, índices de referência, lucratividade, pecuária leiteira

Resumo

Objetivou-se com este estudo estimar índices de desempenho zootécnico e econômico de referência, analisar a influência dos tipos de mão de obra sobre a rentabilidade da atividade e identificar os componentes que exerceram maiores representatividades sobre o custo total e operacional efetivo. Foram analisados 38 índices de tamanho, zootécnico e econômico de 61 sistemas de produção de leite, localizados em Minas Gerais e Rio de Janeiro, agrupados em função do tipo de mão de obra. Os dados foram coletados durante o período de janeiro de 2002 a dezembro de 2011. Os resultados foram comparados pelo teste de ANOVA (distribuição normal), complementado pelo teste LSD, e pelo teste de Kruskal-Wallis (distribuição não normal), também complementado pelo teste LSD. Índices de medição de desempenho de referências devem ser considerados, levando-se em conta os fatores que sejam comuns aos sistemas de produção. O tipo de mão de obra não parece determinar a eficiência econômica do sistema de produção. Os itens componentes do custo total e operacional efetivo que exerceram maiores representatividades foram, em ordem decrescente, alimentação e mão de obra, para os grupos mão de obra contratada e mista, e alimentação e despesas diversas, para o grupo mão de obra familiar.

Palavras-chave: análise de rentabilidade; eficiência técnica; índices de referência; pecuária leiteira; recursos humanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

FERRAZZA, R. de A.; LOPES, M. A.; BRUHN, F. R. P.; MORAES, F. de. ÍNDICES DE DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E ECONÔMICO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM DIFERENTES TIPOS DE MÃO DE OBRA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 193–204, 2015. DOI: 10.1590/cab.v16i2.25878. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/25878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal