CENTRIFUGAÇÃO DE ESPERMATOZOIDES OVINOS EM GRADIENTE DE DENSIDADE CONTÍNUO: EFEITO SOBRE A TAXA DE PRENHEZ E PROPORÇÃO DO SEXO

Autores

  • Max Vitória Resende Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA
  • Carmo Emanuel Almeida Biscarde Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Laura Emília Panelli Martins Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA
  • Cláudia Kazumi Kiya Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA
  • Vera Fernanda Martins Hossepian de Lima Departamento de Reprodução Animal - FCAV - UNESP
  • Alberto Lopes Gusmão Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.24607

Palavras-chave:

Carneiro, Sêmen, Sexagem, Viabilidade Espermática

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de gradientes de densidade contínuos de Percoll e OptiPrep para a separação de espermatozoides portadores do cromossomo X, e avaliar a influência sobre a viabilidade espermática, taxa de prenhez e proporção do sexo. Para isso, 100 milhões de espermatozoides foram depositados em cada tubo contendo o gradiente de densidade, previamente preparados, em tubos de poliestireno, 24 horas antes da centrifugação e mantidos a 4 °C. Centrifugou-se a 500 x g por 15 minutos a 22 °C e, posteriormente, os sobrenadantes foram aspirados e os espermatozoides recuperados no fundo dos tubos. Uma amostra foi avaliada antes a após a centrifugação para verificação da motilidade e vigor espermático. Os espermatozoides foram utilizados para a inseminação artificial em tempo fixo. Os resultados indicaram que a centrifugação não afetou a viabilidade espermática e a taxa de prenhez, entretanto não houve desvio da proporção do sexo para fêmeas. Mais estudos são necessários para determinar a necessidade de adaptação da técnica de centrifugação para a espécie ovina e assim obter o desvio da proporção do sexo como na espécie bovina.

Palavras-chave: carneiro; sêmen; sexagem; viabilidade espermática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Vitória Resende, Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA

Carmo Emanuel Almeida Biscarde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Laura Emília Panelli Martins, Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA

Cláudia Kazumi Kiya, Setor de Reprodução Animal - EMVZ - UFBA

Vera Fernanda Martins Hossepian de Lima, Departamento de Reprodução Animal - FCAV - UNESP

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

RESENDE, M. V.; BISCARDE, C. E. A.; MARTINS, L. E. P.; KIYA, C. K.; HOSSEPIAN DE LIMA, V. F. M.; GUSMÃO, A. L. CENTRIFUGAÇÃO DE ESPERMATOZOIDES OVINOS EM GRADIENTE DE DENSIDADE CONTÍNUO: EFEITO SOBRE A TAXA DE PRENHEZ E PROPORÇÃO DO SEXO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 125–132, 2015. DOI: 10.1590/cab.v16i1.24607. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/24607. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária