EMISSÃO DE CO2, CARACTERÍSTICAS DO DOSSEL E ACÚMULO DE FORRAGEM EM PASTOS DE CAPIM-PENSACOLA SOB FREQUÊNCIAS DE DESFOLHAÇÃO

Autores

  • Leandro Galzerano Unesp de Jaboticabal, SP
  • Euclides Braga Malheiros Prof. Titular da Unesp de Jaboticabal, SP
  • Eliane da Silva Morgado Unesp de Jaboticabal, SP
  • Ana Claudia Ruggieri Unesp de Jaboticabal, SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v15i2.20688

Palavras-chave:

gás de efeito estufa, modifições no dossel, Paspalum notatum Flügge

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a emissão de CO2, as características do dossel e o acúmulo de biomassa em pastos de capim-pensacola sob frequências de desfolhação. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, Câmpus de Jaboticabal. O período experimental foi de 03 de maio a 26 de julho de 2012. A área experimental foi de 28 m2, de capim-pensacola (Paspalum notatum Flügge), dividida em 10 parcelas para alocação dos tratamentos (frequências de desfolhação = 2 ou 4 semanas). As variáveis avaliadas foram: altura do dossel, interceptação de luz, índice de área foliar, acúmulo de forragem, densidade populacional de perfilhos, emissão de CO2, temperatura e umidade do solo. As frequências de desfolhação nos meses de maio, junho e julho, pouco afetam as características do capim-pensacola. A umidade do solo, temperatura e emissão de CO2 estão mais associadas às condições ambientais e, portanto, meses de avaliação do que às frequências de desfolhação impostas aos dosséis.

PALAVRAS-CHAVE: gás de efeito estufa; modifições no dossel; Paspalum notatum Flügge.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Galzerano, Unesp de Jaboticabal, SP

Doutor em Zootecnia pela Unesp de Jaboticabal, SP com sanduiche na University of Florida, EUA.

Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ

Eliane da Silva Morgado, Unesp de Jaboticabal, SP

Pós-Doutoranda na FCAV/Unesp de Jaboticabal, SP, bolsista da FAPESP

Ana Claudia Ruggieri, Unesp de Jaboticabal, SP

Profa. do Depto de Zootecnida da Unesp de Jaboticabal, SP

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

GALZERANO, L.; MALHEIROS, E. B.; MORGADO, E. da S.; RUGGIERI, A. C. EMISSÃO DE CO2, CARACTERÍSTICAS DO DOSSEL E ACÚMULO DE FORRAGEM EM PASTOS DE CAPIM-PENSACOLA SOB FREQUÊNCIAS DE DESFOLHAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 138–144, 2014. DOI: 10.5216/cab.v15i2.20688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/20688. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal