EFEITO IN VITRO DA ASSOCIAÇÃO DE CITRONELA, ERVA DE SANTA MARIA E QUÁSSIA SOBRE O CARRAPATO BOVINO Rhipicephalus (Boophilus) microplus

Autores

  • Fernanda C.Cunha Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvia Gonzalez Monteiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Fernando Roll Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i1.19393

Palavras-chave:

Chenopodium ambrosioides, Cymbopogon nardus, phytoterapic, Quassia amara

Resumo

O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é o ectoparasita que mais causa prejuízos à pecuária brasileira. O controle desse parasita é realizado por meio da administração de produtos químicos, sendo que estes são utilizados de forma inadequada, gerando alto custo e estimulando a seleção de parasitas resistentes. Tendo em vista essa situação, o objetivo deste experimento foi avaliar a eficácia in vitro de diferentes formulações contendo tintura de citronela (Cymbopogon nardus), erva de Santa Maria (Chenopodium ambrosioides) e quássia (Quassia amara) sobre o carrapato bovino R. microplus. Para isso, fêmeas ingurgitadas do parasita foram submetidas ao teste laboratorial de biocarrapaticidograma. As soluções testadas continham as três plantas em diferentes concentrações e utilizadas em associação. Aproximadamente 84% dos tratamentos apresentou eficiência igual ou superior a 95%. Os tratamentos que continham citronela em concentração igual ou superior a 5% apresentaram melhores resultados e a concentração de 10% apresentou máxima eficiência, independente das concentrações da quássia e da erva de Santa Maria. A alta eficácia das soluções foi atribuída principalmente à redução na postura dos ovos e na taxa de eclosão da postura, e em menor escala à morte das teleóginas. Isso sugere que as soluções contendo os três fitoterápicos provocam alteração no sistema e na capacidade reprodutiva das fêmeas de R. microplus e também apresenta ação carrapaticida em testes in vitro.

 

PALAVRAS-CHAVE: Chenopodium ambrosioides; Cymbopogon nardo; fitoterapia; Quassia amara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda C.Cunha Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Laboratório de Parasitologia Veterinária

Silvia Gonzalez Monteiro, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Laboratório de Parasitologia Veterinária

Victor Fernando Roll, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Estatistica

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

SANTOS, F. C.; MONTEIRO, S. G.; ROLL, V. F. EFEITO IN VITRO DA ASSOCIAÇÃO DE CITRONELA, ERVA DE SANTA MARIA E QUÁSSIA SOBRE O CARRAPATO BOVINO Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 113–119, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i1.19393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/19393. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária