VARIAÇÃO MENSAL NAS CONCENTRAÇÕES DE MACROELEMENTOS NO PLASMA SEMINAL DE CAPRINOS CRIADOS EM CLIMA TROPICAL ÚMIDO

Autores

  • Ana Gláudia Vasconcelos Catunda Universidade Federal do Ceará
  • Ana Cláudia Nascimento Campos UFC
  • Jeane Ferreira Pereira UFC
  • Ítalo Cordeiro Silva Lima UFC
  • Airton Alencar Araújo UECE
  • Gabrimar Araújo Martins UVA

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1843

Palavras-chave:

Reprodução Animal

Resumo

Objetivou-se avaliar se existe variação dos macroelementos Ca, P e Mg na composição bioquímica do plasma seminal de caprinos criados em clima tropical úmido, ao longo do ano. Foram utilizados vinte machos caprinos com idade média de 22,41 ± 5,91 meses, mantidos sob manejo intensivo, alimentados segundo NRC (1981). Os ejaculados foram coletados semanalmente por meio de vagina artificial ou eletroejaculação. Em seguida, fez-se a centrifugação do sêmen (4.000g/20 min/ 4ºC), sendo o plasma seminal acondicionado em tubos eppendorfs e mantido a -18°C até que se procedesse às análises. Ao final do período de coletas, constituiu-se um pool de quatro amostras de cada indivíduo, totalizando 240 observações para a realização das análises bioquímicas. Os dados referentes à composição mineral do PS de cálcio, fósforo e magnésio foram analisados utilizando-se o programa estatístico SAS. Quando submetidos à análise de variância, os meses do ano apresentaram variação significativa (P <0,05) para concentração de minerais no plasma seminal. A maior concentração absoluta de cálcio foi observada no mês de outubro e a menor em novembro. Já o fósforo atingiu a maior concentração absoluta em maio e a menor em setembro. No tocante ao magnésio, a maior concentração absoluta foi alcançada em junho e a menor em março. Concluiu-se que a concentração dos minerais variou ao longo dos meses do ano no plasma seminal de caprinos.

 

PALAVRAS-CHAVES: Bioquímica, macho caprino, minerais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gláudia Vasconcelos Catunda, Universidade Federal do Ceará

Zootecnista Doutoranda em Zootecnia do Programa Integrado de Doutorado em Zootecnia- UFPB/UFRPE/UFC

Ana Cláudia Nascimento Campos, UFC

Professora de Anatomia e Fisiologia nos cursos de Agronomia e Zootecnia. Possui mestrado e doutorado em Ciencias Veterinárias (concentração: Reprodução Animal)

Jeane Ferreira Pereira, UFC

estudante de IC agronomia

Ítalo Cordeiro Silva Lima, UFC

IC de zootecnia

Airton Alencar Araújo, UECE

Professor adjunto - Faculdade de Veterinária / Doutorado em Ciencias da Vida

Gabrimar Araújo Martins, UVA

Prof adjunto - UVA - Doutorado em Ciencia Animal

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

CATUNDA, A. G. V.; CAMPOS, A. C. N.; PEREIRA, J. F.; LIMA, Ítalo C. S.; ARAÚJO, A. A.; MARTINS, G. A. VARIAÇÃO MENSAL NAS CONCENTRAÇÕES DE MACROELEMENTOS NO PLASMA SEMINAL DE CAPRINOS CRIADOS EM CLIMA TROPICAL ÚMIDO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1177–1185, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1843. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1843. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária