CONCENTRAÇÕES DE PROTEÍNAS TOTAIS, GLICOSE, CÁLCIO, FÓSFORO, LACTATO, UREIA E CREATININA EM EQUINOS DE CAVALARIA MILITAR ANTES E APÓS TRABALHO DE PATRULHAMENTO URBANO

Autores

  • Deliene Oliveira Moreira UFMG
  • Fabíola de Oliveira Paes Leme Escola de Veterinária da UFMG
  • Marcela Martins Marques Escola de Veterinária da UFMG
  • Natália Franco Leão Escola de Veterinária da UFMG
  • Walmir Santos Viana Polícia Militar de Minas Gerais
  • Rafael Resende Faleiros Escola de Veterinária da UFMG
  • Geraldo Eleno Silveira Alves Escola de Veterinária da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.15233

Palavras-chave:

Fisiologia do exercício, Patologia Clínica, Cavalo.

Resumo

Utilizaram-se 28 equinos divididos em dois grupos: GI constituído por 12 animais utilizados no turno de 7:30 às 12:30 e GII constituído de 16 animais utilizados no turno das 13:00 às 21:00. O objetivo foi evidenciar alterações de variáveis bioquímicas sanguíneas em equinos de policiamento urbano, antes e após o trabalho. Os animais de ambos os grupos eram alimentados 2h antes do início do trabalho. Coletaram-se duas amostras de sangue da jugular de cada animal, antes (basal) e logo após o trabalho. Após o trabalho, a glicemia e a fosfatemia apresentaram diferenças, sendo que a glicemia aumentou em GII e a fosfatemia aumentou em GI e GII. O aumento da fosfatemia pode ser devido à redução da filtração glomerular e consequente ausência de micção durante o trabalho de patrulhamento. O jejum normalmente estimula a gliconeogênese a fim de suprir a demanda energética, o que pode ter aumentado a glicemia nos animais do GII após o trabalho, pois estes trabalharam 3h a mais que os animais do GI, além de iniciarem suas atividades com valores basais menores de glicemia. Pelos resultados desse trabalho, concluiu-se que a atividade de policiamento urbano resultou em aumento nas concentrações sanguíneas de fosfato e glicose.

Palavras-Chave: bioquímica; equino; fosfatemia; glicemia; patrulhamento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola de Oliveira Paes Leme, Escola de Veterinária da UFMG

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias

Marcela Martins Marques, Escola de Veterinária da UFMG

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias

Natália Franco Leão, Escola de Veterinária da UFMG

DCCV

Rafael Resende Faleiros, Escola de Veterinária da UFMG

DCCV

Geraldo Eleno Silveira Alves, Escola de Veterinária da UFMG

DCCV

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

MOREIRA, D. O.; PAES LEME, F. de O.; MARQUES, M. M.; LEÃO, N. F.; VIANA, W. S.; FALEIROS, R. R.; ALVES, G. E. S. CONCENTRAÇÕES DE PROTEÍNAS TOTAIS, GLICOSE, CÁLCIO, FÓSFORO, LACTATO, UREIA E CREATININA EM EQUINOS DE CAVALARIA MILITAR ANTES E APÓS TRABALHO DE PATRULHAMENTO URBANO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 73–80, 2015. DOI: 10.1590/cab.v16i1.15233. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/15233. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária