EFEITO DE CRIOPROTETORES IMPERMEÁVEIS SOBRE A VIABILIDADE IN VITRO DE ESPERMATOZOIDES CONGELADOS DE CAMUNDONGOS (Mus musculus) DAS LINHAGENS SWISS-ALBINA e BALB/c

Autores

  • Ligia Maria Piassi Universidade Federal de Pelotas
  • Carine Dahl Corcini
  • Bruna da Rosa Curcio
  • Andrea Panzardi
  • Naina Oliveira Martins
  • Milton Oliveira Amado
  • Antonio Sergio Varela Junior
  • Thomaz Lucia Jr
  • João Carlos Deschamps

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1200

Palavras-chave:

Sanidade animal

Resumo

O trabalho objetivou avaliar os efeitos dos dissacarídeos sacarose, trealose e lactose, como crioprotetores impermeáveis à membrana plasmática em diluentes para criopreservação de sêmen de camundongos. Para avaliação do sêmen utilizaram-se os seguintes parâmetros: motilidade progressiva (MOT) das células espermáticas, e a taxa de clivagem embrionária (TXCL) obtida por meio de fertilização in vitro, nas linhagens SWISS-ALBINA e BALB/c. Os tratamentos avaliados foram: S1=sacarose; S2=trealose; S3=lactose, para SWISS-ALBINA e B1=lactose; B2=trealose para BALB/c. Avaliou-se a MOT durante as seguintes etapas: descongelação (DES), centrifugação e ressuspensão no meio P-1 (CEN) e após dez minutos de incubação (10M). A MOT no S2 para a linhagem SWISS-ALBINA nas três etapas (47% no DES; 66,5% na CEN e 67,2% no 10M) foi superior (P<0,001) a S1 (32,5% no DES; 51,5% no CEN e 47,7% na 10M) e S3 (30% no DES, 46,5% na CEN e 32,7% no 10M). Na linhagem BALB/c, a MOT no B2 foi superior ao B1 (P<0,001). Em conclusão, pode-se recomendar a utilização dos dissacarídeos testados, com destaque para a trealose, na congelação rápida de sêmen de camundongos. 
PALAVRAS-CHAVES: Camundongo, criopreservação, dissacarídeos, sêmen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Maria Piassi, Universidade Federal de Pelotas

Médico Veterinária, M.C

Carine Dahl Corcini

Médica Veterinária

Bruna da Rosa Curcio

Médica Veteirária, M.C., D.C Reprodução Animal

Andrea Panzardi

Médica Veterinária, M.C

Naina Oliveira Martins

Estudante Medicina Veterinária

Milton Oliveira Amado

Médico Veterinário

Antonio Sergio Varela Junior

Médico Veterinário, M.C.

Thomaz Lucia Jr

Médico Veterinário, M.C., PhD

João Carlos Deschamps

Médico Veterinário, M.Sc.,PhD Área Reprodução Animal

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

PIASSI, L. M.; CORCINI, C. D.; CURCIO, B. da R.; PANZARDI, A.; MARTINS, N. O.; AMADO, M. O.; VARELA JUNIOR, A. S.; LUCIA JR, T.; DESCHAMPS, J. C. EFEITO DE CRIOPROTETORES IMPERMEÁVEIS SOBRE A VIABILIDADE IN VITRO DE ESPERMATOZOIDES CONGELADOS DE CAMUNDONGOS (Mus musculus) DAS LINHAGENS SWISS-ALBINA e BALB/c. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1161–1170, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1200. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária