ÍNDICE CLIMÁTICO DE CRESCIMENTO PARA OS CAPINS Brachiaria brizantha cv. MARANDU, Cynodon dactylon cv. TIFTON 85 E Panicum maximum cv. TANZÂNIA E RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE MASSA SECA

Autores

  • Flaviano Gomes dos Santos UESB
  • Rilvaynia Dantas Soares UESB
  • Modesto Antonio Chaves UESB
  • Marcos Welber Ribeiroda Silva UESB
  • Yngrid Loyola Franco UESB
  • Bianca Damasceno Pinho UESB

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.1140

Palavras-chave:

Forragicultura

Resumo

Este trabalho teve por objetivo estimar o índice climático de crescimento dos capins Brachiaria brizantha cv. Marandu, Cynodon dactylon cv. Tifton 85 e Panicum maximum cv. Tanzânia e correlacioná-lo com a produção de matéria seca. Realizou-se o experimento no período de novembro de 2005 a janeiro de 2006 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Itapetinga, BA, (15º 09’ 07" sul, 40º 15’ 32" oeste). Cultivaram-se as gramíneas em canteiro com 9x3 m e irrigadas por aspersão. A altura de corte foi de 20 cm para o Marandu e Tanzânia e de 10 cm para o Tifton 85. Realizaram-se onze cortes. O delineamento experimental foi totalmente casualizado com dois tratamentos (irrigado e não-irrigado) e cinco repetições (canteiros). O intervalo de corte foi de 25 dias. A análise estatística multivariada detectou o efeito de grupo (tratamento) e momento (data de corte), mas não da interação grupo X momento. Mediante o índice climático de crescimento, estimou-se a produção de massa seca das gramíneas em cada tratamento. Contudo, para cada caso, adotou-se uma equação específica, indicando a necessidade de calibração do índice. Essa calibração permitiu estimar a produção de massa seca dessas gramíneas. Conclui-se que se trata de índice que pode ser usado na previsão de produção, mesmo sobre condição de irrigação. Portanto, os resultados obtidos podem ser incluídos em simulações e modelagens de produção, para as gramíneas estudadas, quando o fator limitante for climático.

PALAVRAS-CHAVES: Bioclimatologia vegetal, modelagem, produção de forragens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviano Gomes dos Santos, UESB

Mestre em agronomia–DFZ/UESB-4570000 Itapetinga-Ba-Brasil

Rilvaynia Dantas Soares, UESB

Bolsista FAPESB/DEBI/UESB-45700000 Itapetinga-Ba-Brasil

Modesto Antonio Chaves, UESB

Professor Titular – DEBI/UESB-4570000- Itapetinga- Ba - Brasil

Marcos Welber Ribeiroda Silva, UESB

Mestrando em Zootecnia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, na área de concentração em Produção de Ruminantes.

Yngrid Loyola Franco, UESB

Aluna de graduação em Zootecnia da UESB Itapetinga-Ba

Bianca Damasceno Pinho, UESB

Aluna de graduação em Zootecnia da UESB Itapetinga-Ba

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

SANTOS, F. G. dos; SOARES, R. D.; CHAVES, M. A.; RIBEIRODA SILVA, M. W.; FRANCO, Y. L.; PINHO, B. D. ÍNDICE CLIMÁTICO DE CRESCIMENTO PARA OS CAPINS Brachiaria brizantha cv. MARANDU, Cynodon dactylon cv. TIFTON 85 E Panicum maximum cv. TANZÂNIA E RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE MASSA SECA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 627–637, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i3.1140. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1140. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal