DESENVOLVIMENTO DE JUVENIS RECENTES DA Panulirus laevicauda, ALIMENTADAS COM MOLUSCOS E DIETA PELETIZADA

Autores

  • Carlos Henrique dos Anjos dos Santos Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Jullyermes Araújo Lourenço Universidade Federal do Ceará
  • Marco Antonio Igarashi Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.1105

Palavras-chave:

lagostas, aquicultura

Resumo

Realizou-se este experimento no Centro de Tecnologia em Aquicultura da Universidade Federal do Ceará no período de 14 de março a 14 de julho de 2006. O objetivo foi comparar o desenvolvimento de juvenis recentes da Panulirus laevicauda, alimentadas com moluscos (Perna perna e Mytella falcata) e dieta peletizada. Desenvolveram-se três tratamentos (TA – P. perna, TB – M. falcata e TC – dieta peletizada) com quatro repetições, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. A densidade de estocagem foi de um indivíduo por recipiente. A alimentação ofertada foi de 10% da biomassa. Na manutenção do experimento, mediram-se o pH, a temperatura e a salinidade e realizaram-se biometrias mensais. Ampliaram-se os seguintes testes estatísticos: Kolmogorov-Smirnov, teste “t” de Student, ANOVA e o teste do qui-quadrado. Os parâmetros físico-químicos não diferiram estatisticamente entre si (P > 0,05). As taxas em ganhos, incrementos, números de mudas, frequências de mudas e taxas de sobrevivência não apresentaram diferenças estatísticas entre os tratamentos (P > 0,05). A P. laevicauda tem ótima aceitação de uma dieta peletizada na sua alimentação. Já outras espécies de lagostas não se alimentam de tais dietas.

PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento, Mytella falcata, Panulirus laevicauda, Perna perna, ração comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique dos Anjos dos Santos, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular. Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva. Bolsista do CNPq.

Jullyermes Araújo Lourenço, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Pesca. Centro de Tecnologia em Aquicultura. Doutorando em Engenharia de Pesca. Bolsista da CAPES.

Marco Antonio Igarashi, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Pesca. Centro de Tecnologia em Aquicultura. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

SANTOS, C. H. dos A. dos; LOURENÇO, J. A.; IGARASHI, M. A. DESENVOLVIMENTO DE JUVENIS RECENTES DA Panulirus laevicauda, ALIMENTADAS COM MOLUSCOS E DIETA PELETIZADA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.1105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1105. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal