BOVINOS ALIMENTADOS COM CAPIM BRACHIARIA E ANDROPOGON: ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS DO FÍGADO E LINFONODOS

Autores

  • Cecilia Nunes Moreira Universidade Federal de Goiás
  • Michele Morais Universidade Federal de Goiás
  • Edismair Carvalho Garcia Universidade Federal de Goiás
  • Sebastião Cabral Neto Universidade Federal de Goiás
  • Eugênio Gonçalves de Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1057

Palavras-chave:

Sanidade Animal, Bovinos

Resumo

Diversos trabalhos relatam a presença de alterações hepáticas em ruminantes alimentados com Brachiaria spp, em casos espontâneos e/ou induzidos de fotossensibilização hepatógena. O objetivo deste trabalho foi verificar se o tipo de capim ingerido provoca alteração microscópica no fígado de bovinos. Foi caracterizada a lesão hepática, quantificados e localizados os macrófagos espumosos no fígado e linfonodos e as alterações correlacionadas com o peso dos animais. Avaliaram-se quarenta bovinos, distribuídos em dois grupos de vinte animais, mantidos, respectivamente, em pastagens de Brachiaria (B. brizantha e B. decumbens) e Andropogon gayanus. No frígorifico, foram colhidos de cada animal fragmentos de fígado e de linfonodos mesentérico e pré-escapular. Os animais alimentados com Brachiaria spp apresentaram maior número de macrófagos espumosos no fígado e no linfonodo mesentérico. Notou-se correlação negativa entre o número de macrófagos espumosos e o peso dos animais, nos dois grupos. A quantidade de macrófagos espumosos foi maior na zona periacinar, seguida da zona mediozonal, do ácino hepático. Nos linfonodos mesentéricos os maiores valores foram verificados na zona cortical seguida da paracortical. Os linfonodos mesentéricos apresentaram maior número de células espumosas do que o fígado.

PALAVRAS-CHAVES: Colângio-hepatite, esporidesmina, gramíneas tropicais, macrófagos espumosos, saponinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Nunes Moreira, Universidade Federal de Goiás

Professor Assistente 3 lotada no Campus de Jataí-UFG. Doutoranda em Ciência Animal com data de conclusão prevista para 12/12/2006. Disciplinas que ministra: Clínica Médica Animal I e II na área de Grandes Animais

Downloads

Publicado

2009-04-03

Como Citar

MOREIRA, C. N.; MORAIS, M.; GARCIA, E. C.; NETO, S. C.; ARAÚJO, E. G. de; FIORAVANTI, M. C. S. BOVINOS ALIMENTADOS COM CAPIM BRACHIARIA E ANDROPOGON: ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS DO FÍGADO E LINFONODOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 206–218, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.1057. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1057. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária