Efeitos de sentido da nominalização “privatização” no discurso da imprensa

Autores

  • Fernando Felício Pachi Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v20i2.6083

Resumo

No anos 90, altera-se o modelo de desenvolvimento brasileiro: o Estado retirase de atividades econômicas, e a palavra “privatização” assume essa carga histórica. Neste trabalho, analisamos a tensão entre o histórico e o linguístico, que se estabelece com a nominalização no discurso da imprensa sobre a privatização das telecomunicações. A primeira consequência é a acentuação nas relações privadas. Além disso, a nominalização gera efeito distinto de construções com “privatizar”. “Privatização” é, assim, um processo que “independeria” de agentes.

PALAVRAS-CHAVE: privatização, nominalização, análise do discurso, memória.

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Publicado

2009-04-27

Como Citar

FILHO, F. F. P. Efeitos de sentido da nominalização “privatização” no discurso da imprensa. Signótica, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 309–333, 2009. DOI: 10.5216/sig.v20i2.6083. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6083. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo