O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP

Autores

  • Marília Mendes Ferreira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Alissa Persike Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.30312

Palavras-chave:

plágio, universidade brasileira, letramento acadêmico

Resumo

Este artigo analisa as concepções de plágio e seu tratamento numa renomada universidade brasileira. 42% das unidades de ensino e pesquisa da universidade não apresentam nenhuma informação sobre plágio ou citações em trabalhos acadêmicos. Além  disso,  as  unidades  enfatizam  mais  as  normas  de  citação (56,2%) do que as definições de plágio (43,8%). As definições encontradas demonstram que o plágio é considerado um ato desonesto e que há falta de orientações sobre sua prevenção e/ou punição. Assim, neste texto, defende-se uma mudança de visão: o plágio precisa ser tratado como problema de escrita acadêmica e não apenas como uma questão jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Mendes Ferreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Professora do departamento de letras modernas , área de inglês, da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath, Reino Unido (2013). Atua tanto na graduação quanto na pós-graduação. Seus interesses de pesquisam envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade. Mais especificamente, o grupo de pesquisa que coordena - A perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras- investiga o desenvolvimento cognitivo – definido sob essa perspectiva teórica – proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não. Mais especificamente, o grupo vem se detendo em questões relativas ao ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais – em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima e o desenvolvimento que essa atividade pode proporcionar.As pesquisas atuais do grupo se concentram no s estudos sobre letramento acadêmico em inglês na graduação e pós-graduação também sob essa perspectiva.

Alissa Persike, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Graduanda do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Bolsista de iniciação científica pelo programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação dessa instituição.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

FERREIRA, M. M.; PERSIKE, A. O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 519–540, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.30312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30312. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo