Esboço de uma retórica do discurso messiânico

Autores

  • Clebson Luiz de Brito Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Glaucia Muniz Proença Lara Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29636

Palavras-chave:

discurso messiânico, semiótica francesa, retórica.

Resumo

Neste artigo, discutimos o componente argumentativo do discurso messiânico, entendido  como  um  discurso  cuja  configuração  alude  ao  quadro  do  mito bíblico do messianismo. Articulando as contribuições da semiótica francesa e da retórica, buscamos explorar os conceitos de éthos, páthos e logos no exame das  relações  entre  enunciador  e  enunciatário  no/pelo  discurso  em  questão. Começando com uma abordagem teórica, seguida da análise de dois textos, procuramos  traçar  um  esboço  do  que  denominamos  “retórica  do  discurso messiânico”, isto é, um conjunto de elementos que caracterizam o componente argumentativo desse discurso para além do campo religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clebson Luiz de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Possui mestrado em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG (2011) e desde 2012 é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG com bolsa da Fapemig/Capes-PDSE.

Glaucia Muniz Proença Lara, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Possui doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela USP (1999) e pós-doutorado em Semiótica (2002), junto ao Groupe de Recherches Sémiotiques/EHESS (Paris). É Professora da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

BRITO, C. L. de; LARA, G. M. P. Esboço de uma retórica do discurso messiânico. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 457–474, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.29636. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/29636. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo