A metáfora da transitividade no gênero notícia jornalística: uma abordagem sistêmico-funcional

Autores

  • Gesieny Laurett Neves Damasceno Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Violeta Virginia Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Monica Maria Rio Nobre Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29444

Palavras-chave:

Teoria sistêmico-funcional, metáfora da transitividade, gênero discursivo.

Resumo

Neste artigo, buscou-se verificar o modo como o Sistema de Transitividade é  representado  nas  notícias  jornalísticas  a  fim  de  que  seus  propósitos comunicativos  sejam  mais  eficazmente  alcançados.  Foi  possível  identificar, nesse  contexto  particular  de  interação,  uma  representação  metafórica  do significado, a partir da codificação das categorias semânticas. A esse processo metafórico, atribuímos o rótulo de Metáfora da Transitividade, tendo em vista o conceito mais ampliado de Metáfora sugerido pela Teoria sistêmico-funcional. Limitou-se o foco da investigação ao Sistema de Transitividade codificado em torno do Processo Material abrir, em cláusulas cuja função é a de manchetes
das notícias jornalísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesieny Laurett Neves Damasceno, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004 - 2008) e mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade (2009 - 2011). Atualmente é doutoranda em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fauldade de Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Violeta Virginia Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Vernáculas Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalismo, língua portuguesa, gramaticalização, redação e ensino.

Monica Maria Rio Nobre, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Bacharel em Português Inglês pela Universidade Federal do Pará (1985), Bacharel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará - CESEP (1982), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Vernáculas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sotaque, pronúncia, aquisição de língua estrangeira, fonética e fonologia e metodologia de pesquisa. A linha teórica é o Funcionalismo Linguístico Givoniano, os Modelos Baseados no Uso e a Fonologia de Uso de Bybee.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

DAMASCENO, G. L. N.; RODRIGUES, V. V.; NOBRE, M. M. R. A metáfora da transitividade no gênero notícia jornalística: uma abordagem sistêmico-funcional. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 495–517, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.29444. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/29444. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo