Definindo a ortografia: uma ação de fortalecimento da língua Chiquitano

Autores

  • Aurea Cavalcante Santana Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.25330

Palavras-chave:

Língua Indígena, Definição de Ortografia, Revitalização Linguística

Resumo

Neste artigo, apresentam-se discussões e reflexões sobre a definição de uma ortografia experimental para a língua Chiquitano no Brasil. Os encaminhamentos para a definição da ortografia tiveram como eixo norteador a mediação entre os critérios técnicos de unicidade, da notação de sons, de utilização, de facilidade de aprendizagem e também de questões contextuais como ensino de segunda língua  e  similaridades  linguísticas  com  as  variedades  da  língua  Chiquitano na  Bolívia.  Demonstra-se,  em  especial,  como  essas  atividades  fomentaram as ações de valorização e fortalecimento da língua Chiquitano e como foram inseridas em tais ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurea Cavalcante Santana, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT

Áurea Cavalcante Santana é linguista, possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestrado e Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás. É professora da Fundação Nacional do Índio - Funai – Centro Cultural Ikuiapá em Cuiabá, MT. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em diversidade linguística, línguas indígenas e formação de professores. Desenvolve, desde 2003, pesquisa sobre a Língua Chiquitano no Brasil, com publicações de artigos e livro.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

CAVALCANTE SANTANA, A. Definindo a ortografia: uma ação de fortalecimento da língua Chiquitano. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 379–396, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.25330. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25330. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo