A Filologia de Antenor Nascentes e o início, no Brasil, da Linguística Aplicada ao ensino do espanhol

Autores

  • Antón Corbacho Quintela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO
  • Alexandre Ferreira da Costa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.24629

Palavras-chave:

Antenor Nascentes, ensino de espanhol, historiografia linguística.

Resumo

Em 1919, Antenor Nascentes publicou, no Rio de Janeiro, a dissertação que apresentara ao concurso para provimento da cadeira de espanhol do Colégio Pedro II. Nessa obra, Um ensaio de phonetica differencial luso-castelhana – dos elementos gregos que se encontram no espanhol, não consta a sua justificativa, nem se especifica a sua finalidade pedagógica. Infere-se que o intuito dessa prosa era a demonstração de erudição do autor e de sua capacidade para a reflexão gramatical. Assim, a qualificação como “ensaio” do primeiro trabalho assinala a disposição de Nascentes para a ponderação contrastiva, com uma presumível intencionalidade didática, entre o espanhol e o português. Essa dissertação patenteava, porém, como, a partir de uma perspectiva filológica, era possível aplicar as gramáticas clássicas à compreensão da formação dos sons distintivos entre o espanhol e o português. Após ter acumulado prática docente no ensino da língua espanhola, Nascentes compôs duas obras, a Gramática da língua espanhola para uso dos brasileiros (1920), propositalmente dirigida para o uso na sala de aula, e a Antologia espanhola e hispano-americana (1943). Neste artigo, são sopesadas as categorias que marcaram o percurso pedagógico de Nascentes como professor de língua espanhola e analisa-se o método do ensino inerente às suas publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antón Corbacho Quintela, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Possui graduação em Filologia Hispânica (área de Galego-Português) pela Universidade de Santiago de Compostela (1996), mestrado em Filologia Galega pela Universidade de Santiago de Compostela (2001) e doutorado em Filologia Galega pela Universidade de Santiago de Compostela (2009). Atualmente é professor Adjunto I da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. É colaborador externo do Grupo de Pesquisa GALABRA da Universidade de Santiago de Compostela. corbaq@letras.ufg.br.

Alexandre Ferreira da Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Grupo NOUS, Faculdade de Letras, UFG, Goiânia, Goiás,

Downloads

Publicado

2014-01-22

Como Citar

QUINTELA, A. C.; DA COSTA, A. F. A Filologia de Antenor Nascentes e o início, no Brasil, da Linguística Aplicada ao ensino do espanhol. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 435–452, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.24629. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/24629. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo