Da Poesia à História: as percepções dos anos finais do Salazarismo em O Nome das Coisas, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Autores

  • Rodrigo Corrêa Martins Machado Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro.
  • Gerson Luiz Roani Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i1.22050

Palavras-chave:

poesia e História, política, O nome das coisas, Sophia de Mello Breyner Andresen.

Resumo

Os estudos literários deixaram na sombra a grande capacidade de alusão ao mundo  histórico  das  obras  líricas.  Uma  possível  explicação  para  isso  é  a complexidade do texto lírico considerado como expressão de sentimentos e emoções individuais. Entretanto, postulamos que o mundo do poema não se furta ao diálogo com a História, uma vez que a lírica é uma maneira de o ser humano expressar sua relação com o espaço e o tempo. Logo, este artigo tem como objetivo investigar a relação existente entre poesia e História na parte primeira do livro O nome das coisas, de Sophia de Mello Breyner Andresen (1977).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Corrêa Martins Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro.

Doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Gerson Luiz Roani, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais.

Gerson Roani possui graduação em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com estágio de pesquisa doutoral (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Coimbra e na Biblioteca nacional de Lisboa. Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras, do qual é o coordenador.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

MACHADO, R. C. M.; ROANI, G. L. Da Poesia à História: as percepções dos anos finais do Salazarismo em O Nome das Coisas, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 241–263, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i1.22050. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/22050. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo