O terceiro tira: uma outra odisseia

Autores

  • Heleno Godoy Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i1.18533

Palavras-chave:

Flann O’Brien, A odisseia, James Joyce, angústia da influência

Resumo

Este ensaio analisa o segundo romance de Flann O’Brien, O terceiro tira, mas o último a ser publicado, como uma paródia da Odisseia, de Homero, num nível de superfície, e de Ulisses, de James Joyce, num nível de profundidade, através da qual se disfarça uma rejeição kenósica da influência joyceana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heleno Godoy, Universidade Federal de Goiás

Heleno Godói de Sousa ou Heleno Godoy possui licenciatura plena em Português-Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Católica de Goiás (1976), mestrado em Modern Letters pela University of Tulsa (1981) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular de Literaturas de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, com atuação na graduação e pós-graduação. Foi, durante trinta e dois anos, professor Adjunto de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura no Departamento de Letras da Universidade Católica de Goiás, com atuação na graduação e pós-graduação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária, em que ministrou cursos de Teoria da Narrativa). Tem experiência na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Inglesa e Teoria da Literatura (especialmente Narratologia, teoria do texto poético, teoria o texto dramático). É escritor (poeta, contista e romancista, com mais de dez livros publicados, tendo recebido vários prêmios, entre eles os das Bolsas de Publicação "Hugo de Carvbalho Ramos" e "José Décio Filho".

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

GODOY, H. O terceiro tira: uma outra odisseia. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 23–42, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i1.18533. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18533. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo