"Fé cega, faca amolada”: projeto Avá-Canoeiro. Relato das atividades de letramento e sistematização de aquisição da escrita/leitura alfabética

Autores

  • Silvia Lucia Bigonjal Braggio Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v15i2.16218

Resumo

Neste artigo apresento as atividades de educação escolar realizadas de 26 a 30 deagosto, na última visita da 1a Etapa do Projeto Avá-Canoeiro, realizada por mim epelo bolsista e meu orientando José Estevão Rocha Arantes, com parte do grupodos seis Avá-Canoeiro residentes na área indígena Avá-Canoeiro, Minaçu, Goiás,considerado em perigo de extinção. Nele, faço uma descrição do processo deaquisição da leitura/escrita alfabética nesta última visita. Nesta visita foi instauradaa sistematização do processo de aquisição da escrita/leitura alfabética (quedistingo da fase inicial de letramento) em um sentido bastante amplo, que perdurapor toda a vida. A fim de contextualizar as atividades de aquisição, discuto primeiramenteo percurso histórico do grupo Avá-Canoeiro no seu contato com asociedade envolvente, focalizando a língua e o atual estado sociolingüístico dogrupo, os quais iluminam a educação escolar do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-17

Como Citar

BRAGGIO, S. L. B. "Fé cega, faca amolada”: projeto Avá-Canoeiro. Relato das atividades de letramento e sistematização de aquisição da escrita/leitura alfabética. Signótica, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 271–302, 2011. DOI: 10.5216/sig.v15i2.16218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/16218. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo