Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Publicada desde 2003, a POÍESIS PEDAGÓGICA é uma Revista do Departamento de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, provenientes de estudos e pesquisas de brasileiros e estrangeiros que ofereçam subsídios para o desenvolvimento do conhecimento educacional, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. A partir de 2010 é publicada exclusivamente por meio eletrônico através do Sistema de Editoração Eletrônica de Revista (SEER). ISSN: 2178-4442.

A Poíesis Pedagógica tem por objetivos:

1. Divulgar os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área da Educação;

2. Promover o intercâmbio de ideias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a Instituições acadêmico-científicas que se dediquem à temática da Educação.

O conteúdo veiculado pelo periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da Educação e também a todos aqueles preocupados com os avanços do conhecimento nas ciências humanas de modo geral.

As colaborações submetidas ao periódico devem:

1. Comunicar resultados significativos de estudos e/ou pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da Educação;

2. Estar redigidas em um dos idiomas aceitos pelo periódico, a saber: português e espanhol;

3. Apresentar versão bilíngue para título, resumo e palavras-chave, sendo uma versão no idioma escolhido e a outra em inglês;

4. Estar destinadas a uma das seções existentes no periódico: artigos (relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e relatos de experiência profissional) e resenhas.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Apresentação do número da Revista pelos editores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMO DE DISSERTAÇÕES

Inclui resumos de teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Compreende resenhas de obras consideradas importantes no campo do Conhecimento em Educação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Compreende a organização de artigos, seja por um tema agrupador escolhido previamente, seja por semelhança a outros artigos encaminhados à Revista, neste caso, sob responsabilidades dos editores da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EXPEDIENTE

Dados gerais do número da Revista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RECONHECIMENTO

Editores anotam reconhecimentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Organizadores de Dossiê fazem apresentação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

FLUXO CONTÍNUO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações submetidas à Revista Poíesis Pedagógica são enviadas à Comissão Editorial/Editores de sessão para uma pré-avaliação, considerando as normas da Revista. Em seguida, para dois avaliadores, preferencialmente, membros do Conselho Editorial, com reconhecida experiência de pesquisa na temática do manuscrito.

A Comissão Editorial e os membros do Conselho Editorial procedem a análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:

1. Aspecto formal: clareza da linguagem; observação de revisão da língua portuguesa; conceituação dos termos; observação da utilização das normas da revista; abstract e Kay words correto.

2. Referências e citações: autores citados no texto devem estar listados nas referências bibliográficas; utilização das normas da ABNT para listar a bibliografia consultada; bibliografia atualizada.

3. Coerência teórico-metodológica e profundidade da análise: apresentação do problema; revisão adequada e suficiente da literatura; apresentação dos objetivos; apresentação clara dos resultados; clareza na discussão resultados e articulação com a literatura revisada; apresentação de conclusões; se é um texto teórico, resenha ou revisão de literatura, adequar os comentários ao formato.

Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam três opções:

1) Aceito na íntegra;

2) Aceito com modificações;

3) Rejeitado.


Quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor.

De posse destes pareceres, a Comissão Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação da colaboração no periódico.


O tempo médio de três meses tem sido suficiente para o processo de análise dos manuscritos e comunicação dos resultados ao(s) autor(es) acerca de uma colaboração submetida ao periódico. A publicação da colaboração aprovada, por seu turno, tem levado, em média, seis meses em meio eletrônico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidada

A partir de 2010 a Revista é semestral

 

Ficha Catalográfica

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(GPT/BSCAC/UFG)

P749

Poíesis Pedagógica / Programa de Pós-Graduação em Educação,

Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. - v. X. n. Y

-.-

Catalão: UFG - CAC, -.

 

Semestral

Descrição baseada em: v. X, n. Y,

Modo de acesso:

http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis

 

ISSN (eletrônico): 2178-4442

 

  1. Educação – Periódicos. I. Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. II. Título.

 

CDU: 37 (05)

 

 


Revista Poíesis Pedagógica - Revista do PPGEDUC - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão - Programa de Pós-Graduação em Educação - Catalão-GO. ISSN: 2178-4442