ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA SAUSSURIANA DA LINGUAGEM E A TEORIA DO SIGNIFICANTE LACANIANO

Autores

  • Sergio Augusto Franco Fernandes UFRB

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v13i2.5775

Palavras-chave:

Epistemologia, Lacan, linguagem, significante.

Resumo

Faz-se necessário uma busca de elementos que venham a facilitar a compreensão das origens do significante lacaniano, na tentativa de esclarecer, pela via do estruturalismo lingüístico, até onde vai, realmente, a influência saussuriana. Sabe-se que o significante lacaniano, mesmo tendo como referência epistemológica o significante saussuriano, ambos não devem ser confundidos. Normalmente se atribui a Ferdinand de Saussure a invenção da teoria do signo. Ressaltaremos, entretanto, que essa “invenção” é bem anterior às teorias do lingüista genebrino. Levaremos em conta as observações de Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, na medida em que esses autores demonstram que o deslocamento operado sobre o esquema saussuriano não vai depender, como comumente se pensa, da autonomia do significante. Verificaremos, portanto, até que ponto mostra-se legítimo o uso do termo significante na teoria lacaniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Augusto Franco Fernandes, UFRB

Doutor em Filosofia (Unicamp), prof. da Faculdade S. Bento da Bahia (Mosteiro de S. Bento), representante regional/Ba do GT Filosofia e Psicanálise, psicanalista, membro do Colégio de Psicanálise da Bahia. Mestre e Doutor em Filosofia (Unicamp). Membro do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Subjetividade e Cultura (UFRB)

Downloads

Publicado

09-02-2010

Como Citar

FERNANDES, S. A. F. ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA SAUSSURIANA DA LINGUAGEM E A TEORIA DO SIGNIFICANTE LACANIANO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 85–97, 2010. DOI: 10.5216/phi.v13i2.5775. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/5775. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais