ENSINA-SE A FILOSOFAR, FILOSOFANDO

Autores

  • Gonzalo Armijos Palácios Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v12i1.3505

Palavras-chave:

Filosofia, definição, método.

Resumo

Se não se ensina filosofia, mas a filosofar (Kant), como se ensina a filosofar? Obviamente, filosofando. Por outro lado, se a filosofia não se define por um objeto próprio nem a distingue um só método privilegiado, em que consiste, então, essa ação que o filosofar aponta? Que a filosofia não se define por um objeto nem por um método parece claro. No entanto, algo, em geral, deve caracterizar o filosofar. O que parece caracterizá-lo, mesmo que negativamente, é a tentativa de resolução de problemas que com o resultado de outras ciências ou do conhecimento obtido em outras áreas da atividade humana é impossível resolver.

Isso nos leva ao objeto desta comunicação: discutir como, efetivamente, é possível ensinar a filosofar e não simplesmente ensinar [história da] filosofia. Ensina-se a filosofar como se ensina outra atividade qualquer: pelo exemplo. Neste caso, pelo exemplo de um agir filosofante, ou seja, discutindo, avaliando e procurando respostas aos problemas que a cada um de nós, filosoficamente, nos preocupam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Armijos Palácios, Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica Del Ecuador (1982) e doutorado em Filosofia pela Indiana University (1986) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Neopragmatismo, Epistemologia, Richard Rorty, Karl Marx.

Downloads

Publicado

31-12-2008

Como Citar

PALÁCIOS, G. A. ENSINA-SE A FILOSOFAR, FILOSOFANDO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 12, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v12i1.3505. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3505. Acesso em: 29 mar. 2024.