SENTIDO DA VIDA E VALOR DA VIDA: UMA DIFERENÇA CRUCIAL? (Discussão das idéias de Júlio Cabrera)

Autores

  • Paulo Roberto Margutti Pinto UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v9i1.3219

Resumo

No presente texto, faço uma discussão das idéias de Júlio Cabrera, apresentadas no artigo “Sentido e valor da vida: uma diferença crucial”. Procuro mostrar, contra Cabrera, que a questão sobre o sentido da vida está imbricada com a questão do valor da vida. Argumento que, a favor de Cabrera, podemos identificar um valor negativo na vida, mas, contra ele, podemos identificar também um valor positivo. Seu pessimismo advém de uma visão parcial da realidade, uma vez que ele rejeita, sem uma justificativa adequada, a possibilidade de uma experiência mística redentora. Na discussão do vitalismo de tipo nietzschiano com que Cabrera termina seu texto, argumento que a tese segundo a qual a vida se auto-sustenta em seu desvalor envolve um contrabando filosófico nessa constatação vital básica. Tento mostrar também que filosofia e vida não se opõem radicalmente, como pensa Cabrera, e que nisso segue o espírito da oposição estabelecida por Nietzsche entre verdade e vida. A complexidade do real só pode ser sugerida pelo discurso racional, através do apelo à complementaridade descritiva, que envolve a combinação de uma pluralidade de descrições do mesmo domínio do real. Isso revela as limitações do discurso racional, que só pode ser superado pela intuição silenciosa. Esta última não parece ter sido devidamente considerada por Cabrera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Margutti Pinto, UFMG

Doutor em Filosofia pela University of Edinburgh (1992), com tese sobre Wittgenstein. É pesquisador 1A do CNPq. Foi professor da UFMG de 1978 a 2006, quando se aposentou na categoria de titular. Atualmente é professor titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia FAJE/MG e professor voluntário na UFMG. Tem experiência nas áreas de lógica, filosofia da linguagem e filosofia no Brasil. Além de artigos em revistas especializadas, escreveu os livros "Iniciação ao Silêncio - Análise do Tractatus de Wittgenstein" e "Introdução à Lógica Simbólica".

Downloads

Publicado

23-01-2008

Como Citar

PINTO, P. R. M. SENTIDO DA VIDA E VALOR DA VIDA: UMA DIFERENÇA CRUCIAL? (Discussão das idéias de Júlio Cabrera). Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 9, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v9i1.3219. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3219. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais