ALTERNATIVAS DE SOMBREAMENTO PARA APIÁRIOS

Autores

  • Maria Teresa do Rêgo Lopes Embrapa Meio-Norte
  • Alessandra de Lima Barbosa Escola Waldorf - Jaquariúna, SP.
  • José Maria Vieira Neto Instituto Agroecológico Brasileiro
  • Fábia de Mello Pereira Embrapa Meio-Norte
  • Ricardo Costa Rodrigues de Camargo Embrapa Meio-Norte
  • Valdenir Queiroz Ribeiro Embrapa Meio-Norte
  • Bruno de Almeida Souza Embrapa Meio-Norte

Palavras-chave:

Apis mellifera L., ambiente térmico, colônias de abelhas, qualidade do mel.

Resumo

O sombreamento de colmeias pode ser uma forma de minimizar o estresse térmico sofrido pelas abelhas, em regiões tropicais como o Nordeste brasileiro. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sombreamento proporcionado por diferentes coberturas, sobre o desenvolvimento e a qualidade do mel de colônias de Apis mellifera, em ensaio conduzido no apiário da Embrapa Meio-Norte, em Castelo do Piauí (PI). Foram instaladas colmeias sob coberturas de palha, tela sombrite (80% de sombreamento), árvores e em pleno sol, em delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições. Os dados referentes à massa das colmeias e áreas com crias e alimento foram submetidos a análise de variância, pelo teste de Kruskal-Wallis. Amostras de mel das colmeias foram analisadas, quanto aos teores de hidroximetilfurfural (HMF), acidez e diastase. Verificou-se que as coberturas artificiais não proporcionaram efeitos benéficos significativos no desenvolvimento das colônias. A termorregulação foi prejudicada nas colmeias mantidas sob a cobertura de tela sombrite e naquelas expostas ao sol, no período de estiagem. O sombreamento arbóreo propiciou desenvolvimento mais rápido da área de cria e o sombreamento das coberturas construídas com palha e o arbóreo favoreceram a manutenção de níveis mais baixos de HMF no mel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa do Rêgo Lopes, Embrapa Meio-Norte

Engenheira Agrônoma com doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, Pesquisadora da Embrapa Meio-Norte na área de Apicultura.

Alessandra de Lima Barbosa, Escola Waldorf - Jaquariúna, SP.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). É Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2007). Atualmente está cursando o curso de Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, trabalhando como Auxiliar de ensino em escola Waldorf e estagiando em Equoterapia. Iniciou o curso de formação de professores na pedagogia Waldorf em 2005, com duração de 4 anos. Já trabalhou com todas as faixas etárias, lecionando também a lingua inglesa em cursos de idiomas e aulas particulares. Faz traduções de textos científicos e outros.

José Maria Vieira Neto, Instituto Agroecológico Brasileiro

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: apicultura e meliponicultura.

Fábia de Mello Pereira, Embrapa Meio-Norte

Graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Zootecnia (área de concetração Genética e melhoramento animal) e doutorado em Zootecnia (área de concentração produção animal).

Pesquisadoa da Embrapa na área de Apicultura.

Valdenir Queiroz Ribeiro, Embrapa Meio-Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1967) e mestrado em Estatística Experimental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1980) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Delineamento Experimental, Estatistica Experimental, Variancia.

Bruno de Almeida Souza, Embrapa Meio-Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutorado em Entomologia pela ESALQ/USP (2008). Atualmente é Pesquisador A na Embrapa Meio-Norte, na linha de pesquisa Apicultura Sustentável. É revisor dos periódicos Magistra (0102-5333), Ciência e Tecnologia de Alimentos (0101-2061), Apidologie (0044-8435), UNOPAR Científica (1517-2570), Anais da Academia Brasileira de Ciências (0001-3765), Spanish Journal of Agricultural Research (1695-971X), Brazilian Journal of Food Technology (1981-6723) e Neotropical Entomology (1519-566X), Editor-Associado do Boletim de Indústria Animal (0067-9615), pesquisador colaborador do CCAAB/UFRB e da ESALQ/USP, e membro da International Honey Commission (IHC). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: meliponicultura, apicultura e qualidade dos produtos das abelhas.

Downloads

Publicado

06-07-2011

Como Citar

LOPES, M. T. do R.; BARBOSA, A. de L.; VIEIRA NETO, J. M.; PEREIRA, F. de M.; CAMARGO, R. C. R. de; RIBEIRO, V. Q.; SOUZA, B. de A. ALTERNATIVAS DE SOMBREAMENTO PARA APIÁRIOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 299–305, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/8919. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharia de Biossistemas