ATRIBUTOS MICROBIOLÓGICOS, QUÍMICOS E FÍSICOS DE SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO E CONDIÇÕES DE CERRADO

Autores

  • Elaine Reis Pinheiro Lourente UFGD
  • Fábio Martins Mercante Embrapa Agropecuária Oeste
  • Alessandra Mayumi Tokura Alovisi
  • Cezesmundo Ferreira Gomes
  • Adriano Soares Gasparini
  • Cássio Miranda Nunes

Palavras-chave:

Qualidade do solo, carbono da biomassa microbiana, práticas de manejo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso e manejo de solo sobre seus atributos químicos, físicos e microbiológicos. A pesquisa foi realizada no inverno de 2007 e verão de 2008, no Município de Dourados (MS), em Latossolo Vermelho distroférrico típico. Os dados foram analisados de acordo com delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo coletadas 5 amostras compostas, que constituíram 5 repetições por sistema de manejo. Os sistemas de manejo estudados foram: Área 1: área destinada a reflorestamento; Área 2: sistema convencional de preparo do solo; Área 3: sistema de semeadura direta; Área 4: pastagem degradada; e Área 5: sistema natural (mata nativa). A avaliação de um sistema de manejo, em seu primeiro ano de implantação, não foi suficiente para mensurar os impactos sobre atributos físicos e microbiológicos do solo. A substituição da vegetação nativa por sistemas de cultivo pode causar importantes alterações nos atributos químicos do solo, já no primeiro ano de implantação. Os atributos microbiológicos foram eficientes indicadores de alterações nos atributos físicos, em função do uso e manejo do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Qualidade do solo; carbono da biomassa microbiana; práticas de manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Reis Pinheiro Lourente, UFGD

Engenheira Agrônoma, Doutora e Mestre em Agronomia. Professora do Curso de Engenharia Agrícola, Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Área de atuação: Ciência do Solo

Downloads

Publicado

24-01-2011

Como Citar

REIS PINHEIRO LOURENTE, E.; MARTINS MERCANTE, F.; TOKURA ALOVISI, A. M.; FERREIRA GOMES, C.; SOARES GASPARINI, A.; MIRANDA NUNES, C. ATRIBUTOS MICROBIOLÓGICOS, QUÍMICOS E FÍSICOS DE SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO E CONDIÇÕES DE CERRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 20–28, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/8459. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo