COMPOSIÇÃO MINERAL DE GRÃOS DE TRIGO SUBMETIDOS A DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO E TRINEXAPAC-ETIL

Autores

  • Marcelo Curitiba Espindula Universidade Federal de Viçosa
  • Marcela Campanharo UENF
  • Valterley Soares Rocha UFV
  • Pedro Henrique Monnerat UFV
  • Luiz Fernando Favarato UFV

Palavras-chave:

Triticum aestivum L., nutrição, redutor de crescimento

Resumo

A composição mineral de grãos é importante para a definição da qualidade nutricional do alimento e qualidade fisiológica das sementes, devendo ser considerada no estabelecimento dos níveis adequados de adubação. Neste contexto, objetivou-se, com este estudo, avaliar o efeito de doses de sulfato de amônio (SA) e de trinexapac-etil, na composição mineral de grãos de trigo (Triticum aestivum L.) cv. Pioneiro. O experimento foi desenvolvido em Viçosa (MG), no período de junho a outubro de 2006. Os tratamentos foram cinco doses de SA (150 kg ha-1, 300 kg ha-1, 450 kg ha-1, 600 kg ha-1 e 750 kg ha-1), combinadas com quatro doses de trinexapac-etil (0 g ha-1; 62,5 g ha-1; 125 g ha-1; e 187,5 g ha-1). O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. As doses de SA aumentaram as concentrações de N-total (proteína), Ca, S, Cu e Zn e diminuíram as concentrações de P, K e Mn (acima de 457 kg ha-1de SA). Os teores de Mg e Fe não foram influenciados pelas doses de SA. O trinexapac-etil promoveu aumento de N-total, P e Mn e redução de Ca. Os teores de K, S, Cu, Zn, Mg e Fe não foram influenciados pelo redutor. Concluiu-se que a aplicação de SA melhora a qualidade nutricional de grãos, enquanto a utilização do redutor de crescimento trinexapac-etil não influencia na composição mineral dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE: Triticum aestivum L.; nutrição; redutor de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Curitiba Espindula, Universidade Federal de Viçosa

Possui curso técnico-profissionalizante em agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Colatina (1998), graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), Mestrado e doutorado em Fitotecnia/Produção vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2007 e 2010, respectivamente). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Fitotecnia atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição mineral de plantas, Adubação nitrogenada, Reguadores de crescimento, Qualidade fisológica de sementes, Triticum aestivum.

Downloads

Publicado

21-12-2010

Como Citar

ESPINDULA, M. C.; CAMPANHARO, M.; ROCHA, V. S.; MONNERAT, P. H.; FAVARATO, L. F. COMPOSIÇÃO MINERAL DE GRÃOS DE TRIGO SUBMETIDOS A DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO E TRINEXAPAC-ETIL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 513–520, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6928. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal