QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Brachiaria E AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MASSA SECA, EM DIFERENTES SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA SOB IRRIGAÇÃO

Autores

  • Cristiano Magalhães Pariz FMVZ/Unesp - Botucatu
  • Roberta Leopoldo Ferreira ESALQ/Usp - Piracicaba
  • Marco Eustáquio de Sá FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Marcelo Andreotti FE/Unesp - Ilha Solteira
  • Carlos Alessandro Chioderoli FCAV/Unesp - Jaboticabal
  • Ana Paula Ribeiro FE/Unesp - Ilha Solteira

Palavras-chave:

Deterioração controlada, envelhecimento acelerado, germinação, tetrazólio, vigor

Resumo

A velocidade e a amplitude da expansão de pastagens tropicais, no Brasil, estão associadas à disponibilidade de sementes de qualidade. Assim, objetivou-se avaliar, neste estudo, a qualidade fisiológica de sementes de duas espécies de braquiária, submetendo-as a testes de germinação e viabilidade, e, ainda, estimar, para ambas as espécies, a produtividade de massa verde e seca, em diferentes sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), sob irrigação. Na avaliação a campo, o arranjo experimental foi o de blocos completos casualizados, em parcelas subdivididas, alocando quatro consórcios nas parcelas (Brachiaria brizantha cv. Marandu e Brachiaria ruziziensis estabelecidas, simultaneamente, ao milho e por ocasião da adubação nitrogenada de cobertura) e quatro épocas de corte da forragem, no inverno/primavera, nas subparcelas, com quatro repetições. Em laboratório, o delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições por tratamento/teste. Os testes de germinação e viabilidade indicaram que as sementes de B. brizantha apresentaram qualidade fisiológica superior às de B. ruziziensis, enquanto o teste de tetrazólio e as características das plântulas germinadas foram semelhantes. A B. ruziziensis, consorciada simultaneamente ao milho, foi o consórcio que se mostrou menos viável, em função da menor produtividade de massa verde, massa seca e deposição de resíduos vegetais na superfície do solo. No geral, a formação de pastagem para a entressafra, por intermédio do consórcio com o milho, se mostrou excelente alternativa na integração lavoura-pecuária, sob irrigação, em sistema plantio direto.

PALAVRAS-CHAVE: Deterioração controlada; envelhecimento acelerado; germinação; tetrazólio; vigor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Magalhães Pariz, FMVZ/Unesp - Botucatu

Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal

Área: Integração lavoura-pecuária

Roberta Leopoldo Ferreira, ESALQ/Usp - Piracicaba

Departamento de Produção Vegetal

Área: Sementes

Marco Eustáquio de Sá, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia

Área: Sementes

Marcelo Andreotti, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos

Área: Solos

Carlos Alessandro Chioderoli, FCAV/Unesp - Jaboticabal

Departamento de Engenharia Rural

Área: Integração lavoura-pecuária

Ana Paula Ribeiro, FE/Unesp - Ilha Solteira

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos

Área: Solos

Downloads

Publicado

29-09-2010

Como Citar

PARIZ, C. M.; FERREIRA, R. L.; DE SÁ, M. E.; ANDREOTTI, M.; CHIODEROLI, C. A.; RIBEIRO, A. P. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Brachiaria E AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MASSA SECA, EM DIFERENTES SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA SOB IRRIGAÇÃO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 330–340, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6590. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal