ADUBAÇÃO NITROGENADA NA PRODUTIVIDADE, LEITURA SPAD E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE FEIJOEIRO

Autores

  • Edvaldo Vieira Pacheco Sant’Ana Autonomo
  • Alberto Baêta dos Santos Embrapa Arroz e Feijão
  • Pedro Marques da Silveira Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, clorofilômetro, teor de nitrogênio, plantio direto

Resumo

A carência de nitrogênio é um dos fatores mais limitantes à produtividade de grãos de feijão. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de doses de nitrogênio aplicadas em cobertura sobre o teor relativo de clorofila (TRC - leitura SPAD), teor de nitrogênio nas folhas (TNF) e produtividade de grãos da cultivar BRS horizonte de feijoeiro. O experimento foi conduzido na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em Latossolo Vermelho distrófico. Foi utilizado delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições e cinco doses de nitrogênio (0 kg ha-1, 30 kg ha-1, 60 kg ha-1, 120 kg ha-1 e 240 kg ha-1), aplicadas metade aos dez dias após a emergência (DAE) e a outra metade aos 17 DAE, na forma de ureia. A produtividade de grãos e o TRC apresentaram respostas quadráticas às doses de N e o TNF aumentou linearmente. O TRC aumentou com a idade das plantas, enquanto o TNF diminuiu, e ambos os teores foram associados à produtividade de grãos. As leituras efetuadas com clorofilômetro estimaram adequadamente o TRC e podem substituir a determinação do TNF, para diagnóstico do nível deste nutriente no feijoeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris; clorofilômetro; teor de nitrogênio; plantio direto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Vieira Pacheco Sant’Ana, Autonomo

Possui Graduação (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Bolsista de Iniciação Científica/ CNPq (1996/1998), Mestrado/ FUNAPE-UFG (1999/2000) e Doutorado/ CNPq (2005/2007) concluídos nas entidades de pesquisa pela UFG e Embrapa Arroz e Feijão. Professor da Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna (FATEC IB) (09/2008 a 12/2008l), Goiânia-GO. Professor de cursos de pós-graduação em lato sensu pelo IGEP (03 a 06/2008) e ITOP (04/2007), Palmas-TO. Diretor de Gestão para Captação de Recursos pela ONG Instituto Idesa (04/2007-05/2008), Guaraí-TO. Professor e responsável pela captação de recursos para fomento de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) (02/2006-12/2008), Araguaína-TO. Professor da FAFICH/ FESG do curso de Administração com habilitação em Gestão em Agronegócios e Gestão Ambiental (04/2005 a 01/2006), Goiatuba-TO. Administrador Rural da Fazenda Felicidade, Professor Jamil-GO (01/1998 a 01/2003). Experiência nas áreas de Ciências Agrárias (Agronomia) e Ciências Sociais Aplicadas (Administração), com ênfase em: Administração Geral, Ambiental, Fitotecnia, Projetos e P&D.

Alberto Baêta dos Santos, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação pela Universidade Federal de Viçosa (1975), mestrado em Fitotecnia na área de concentração Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1978) e doutorado em Agronomia na área de Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (1990). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1976, lotado na Embrapa Arroz e Feijão desde 1978. Como indicadores de Produção Científica tem 35 Artigos completos publicados em periódicos, 7 Artigos aceitos para publicação, 73 Comunicações em anais de congressos e periódicos (proceedings e suplementos), 2 Livros publicados, 33 Capítulos de livros publicados e 7 Livros organizados ou edições. É pesquisador de grupos de pesquisa do CNPq e Líder do grupo Sistemas Agrícolas para Produção de Grãos em Várzeas iniciado em 1991. Líder de projeto de pesquisa do Macroprograma 2 da Embrapa. Responsável pelo Projeto de pesquisa "Tecnologia para o manejo sustentável do sistema de produção de arroz irrigado em várzeas tropicais" aprovado no Edital MCT/CNPq 15/2007 - Universal - Faixa B. Tem experiência em Agronomia, com ênfase na área de produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: oryza sativa, produtividade, segunda colheita, sistema de producão e manejo da cultura.

Pedro Marques da Silveira, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1973) , mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1976) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) . Atualmente é PESQUISADOR da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Professor Convidado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com ênfase em Engenharia de Água e Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aeracao do Solo, Drenagem, Drenagem Interna, Excesso de Agua, Feijao e Manejo da Irrigacao.

Downloads

Publicado

20-12-2010

Como Citar

SANT’ANA, E. V. P.; SANTOS, A. B. dos; SILVEIRA, P. M. da. ADUBAÇÃO NITROGENADA NA PRODUTIVIDADE, LEITURA SPAD E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE FEIJOEIRO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 491–496, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6320. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal