TOLERÂNCIA DO FEIJÃO-CAUPI AO HERBICIDA OXADIAZON

Autores

  • José Roberto Antoniol Fontes Embrapa Amazônia Ocidental
  • José Ricardo Pupo Gonçalves Embrapa Amazônia Ocidental
  • Ronaldo Ribeiro de Morais Embrapa Amazônia Ocidental

Palavras-chave:

Vigna unguiculata, controle químico de planta daninha, levantamento florístico

Resumo

O uso de herbicidas, para controle de plantas daninhas na cultura do feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.], pode resultar em elevada eficácia de controle e menores custos de produção, quando comparados ao controle mecânico, principalmente capinas. Entretanto, são escassos os trabalhos de avaliação da tolerância desta cultura a herbicidas. Os objetivos deste trabalho foram avaliar a tolerância do feijão-caupi, variedade BRS Guariba, ao herbicida oxadiazon, aplicado em pré-emergência, com doses de 200 g, 400 g, 600 g, 800 g e 1.000 g de ingrediente ativo (i.a.) ha-1, e a eficácia de controle de plantas daninhas. As plantas daninhas identificadas na área experimental foram Cleome affinis, Commelna benghalensis, Cyperus rotundus e Euphorbia heterophylla. As plantas da variedade foram muito tolerantes a todas as doses testadas e o nível de controle de plantas daninhas foi satisfatório. As produtividades de grãos obtidas com doses acima de 600 g i.a. ha-1 foi excelente, comparável à obtida com a realização de duas capinas, durante o período crítico de competição de plantas daninhas com a cultura, entre 20 e 40 dias após a emergência das plântulas (1.561 kg ha-1). A interferência negativa de plantas daninhas, durante todo o ciclo de vida da cultura, reduziu a produtividade de grãos em 59%.

PALAVRAS-CHAVE: Vigna unguiculata; controle químico de planta daninha; levantamento florístico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Antoniol Fontes, Embrapa Amazônia Ocidental

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências pelo Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, na área de Manejo Integrado de Plantas Daninhas. Pesquisador da Embrapa, lotado na Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus-AM, onde desenvolve trabalhos de pesquisa nas áreas de Manejo Integrado de Plantas Daninhas e Cultivo da Seringueira.

José Ricardo Pupo Gonçalves, Embrapa Amazônia Ocidental

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agricultura pelo Departamento de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu. Pesquisador da Embrapa, lotado na Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus-AM, onde desenvolve trabalhos de pesquisa na área de Manejo de Culturas Alimentares - Arroz, Feijão-Caupi e Milho.

Downloads

Publicado

17-03-2010

Como Citar

FONTES, J. R. A.; GONÇALVES, J. R. P.; MORAIS, R. R. de. TOLERÂNCIA DO FEIJÃO-CAUPI AO HERBICIDA OXADIAZON. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 110–115, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6241. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Proteção de Plantas