CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE RIZOMAS E AMIDO DO LÍRIO-DO-BREJO (Hedychium coronarium)

Autores

  • Diego Palmiro Ramirez ascheri Universidade Estadual de Goiás
  • Wellington de Souza Moura Universidade estadual de Goiás
  • José Luis Ramírez Ascheri Embrapa agroindústria de Alimentos
  • Carlos Piler de Carvalho Embrapa Agroindústria de Alimentos

Palavras-chave:

Hedychium coronarium, propriedades físicas, físico-químicas e funcionais, viscosidade de pasta, propriedade térmica do amido

Resumo

O presente trabalho teve por objetivos avaliar a composição de rizomas do lírio-do-bejo (Hedychium coronarium) e isolar e caracterizar seu amido, por meio de análises físicas e físico-químicas. A composição química dos grânulos de amido isolados dos rizomas também foi determinada, bem como o formato, tamanho, distribuição de tamanho de partícula por difração a laser, viscosidade de pasta em analisador rápido de viscosidade, poder de inchamento, índice de solubilidade em água, propriedade térmica por calorimetria diferencial de varredura e cristalinidade por difração de raios X. Observou-se que os rizomas apresentaram elevado teor de água e baixos teores de matéria graxa, carboidratos, cinzas, proteínas e fibras. Os rizomas de lírio-do-brejo apresentam-se inadequados para produção de amido, devido ao baixo teor de matéria seca (17,3%), com 21,97% de amido, bem como fibras longas e látex, que dificultam a extração do amido. O amido extraído apresentou pureza de 99,2%, com 37,2% de amilose. Os grânulos de amido apresentaram forma poliédrica irregular e tamanho médio de 38,2 ?m. Constatou-se que a estrutura cristalina dos grânulos de amido é do tipo A, a qual é mantida por intensas forças associativas internas, que reduzem sua solubilidade em água. A temperatura de gelatinização do amido ocorre entre 73,1ºC e 78,7°C. O perfil de viscosidade de pasta do amido mostrou alta estabilidade a 95°C e grande tendência à retrogradação, sendo indicado para uso em indústria de adesivos e alimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Hedychium coronarium; propriedades físicas, físico-químicas e funcionais; viscosidade de pasta; propriedade térmica do amido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Palmiro Ramirez ascheri, Universidade Estadual de Goiás

possui graduação em Ciencia Industrias Alimentárias - Universidad Nacional Agraria (1988), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1992), doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado em polímeros hidrossolúveis realizado no IMA/UFRJ (2005). Atualmente é concursado da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: extrusão, isotermas de adsorção, aproveitamento de sub-produtos e propriedades físicas, químicas e físico-químicas de alimentos.

Wellington de Souza Moura, Universidade estadual de Goiás

Mestre em Físico-Química (Ciências Moleculares) pela UEG, possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química, Bioquímica, Cálculo, Estatística e Química dos alimentos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Polímeros Hidrossolúveies, Química dos Carboidratos, Química Quântica, Extrusão Termoplástica, Termodinâmica Química e Biopolímeros.

José Luis Ramírez Ascheri, Embrapa agroindústria de Alimentos

Engenheiro de Alimentos, com Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP, com 20 anos de experiência na área de Tecnologia de Alimentos/Tecnologia de Cereais. Funcionário da Embrapa desde 1990. Atual Responsável pela Planta de Tecnologia de Cereais da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Atua como líder de projetos na área de desenvolvimento de produtos principalmente utilizando matérias-primas não tradicionais Autor e co-autor de mais de 60 artigos em periódicos Nacionais e Internacionais relacionados à área de pesquisa e desenvolvimentos de produtos alimentícios e extrusados. Autor e co-autor de mais de 80 trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais. Consultor científico Ha-doc da FAPESP; CNPq, Fundação Araucária, Capes, BJFT. Forma parte do grupo de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP; Pesquisador Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Sócio da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Brasil. Professor colaborador e representante no colegiado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Carlos Piler de Carvalho, Embrapa Agroindústria de Alimentos

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1994), doutorado em Ciência dos Alimentos pela University of Nottingham (2001) e pós-doutorado em Ciência dos Alimentos e Biopolímeros pelo Centro de Excelência em Extrusão e Reologia de Polímeros, ERRC/ARS/USDA. Atualmente é revisor das revistas científicas Journal Of The Science And Food Agriculture e Food Science And Technology International; é membro do corpo docente do Curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor colaborador do Curso em Ciência dos Alimentos da UFRJ e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: amidos, extrusão termoplástica, propriedades termomecânicas de biopolímeros com ênfase em alimentos, reologia de biopolímeros.

Downloads

Publicado

10-06-2010

Como Citar

RAMIREZ ASCHERI, D. P.; DE SOUZA MOURA, W.; RAMÍREZ ASCHERI, J. L.; PILER DE CARVALHO, C. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE RIZOMAS E AMIDO DO LÍRIO-DO-BREJO (Hedychium coronarium). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 159–166, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/5570. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia de Alimentos