SUSTENTABILIDADE DE SISTEMAS ORGÂNICOS COM PLANTAS DE COBERTURA NA CULTURA DO ARROZ, POR MEIO DE ALTERAÇÕES FÍSICAS DO SOLO

Autores

  • Renata Alves de Aguiar Universidade Federal de Goiás
  • José Aloísio Alves Moreira Embrapa Arroz e Feijão
  • Luís Fernando Stone
  • Tatiely Gomes Bernardes Universidade Federal de Goiás
  • Roberta Paula de Jesus

Palavras-chave:

Plantas de cobertura, preparo do solo, porosidade, estabilidade de agregados

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes plantas de cobertura de solo sobre os atributos físicos de um Latossolo Vermelho distrófico, em sistema de produção orgânico, com preparo convencional. O trabalho foi conduzido, por dois anos, na área experimental da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, GO, em um sistema de sucessão de plantas de cobertura-arroz, no qual as plantas de cobertura eram semeadas no outono/inverno e a cultura subsequente, o arroz, cultivar Aimoré, semeada no verão. Foram utilizadas as seguintes plantas de cobertura: mucuna preta (Mucuna aterrima), crotalária (Crotalaria juncea), guandu-anão (Cajanus cajan), sorgo vassoura (Sorghum technicum) e pousio com vegetação espontânea. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram coletadas, no segundo ano de experimentação (2005), amostras de solo, nas parcelas e em mata próxima, nas profundidades de 0,00-0,10 m; 0,10-0,20 m; e 0,20-0,30 m, para determinação do teor de matéria orgânica (MO), atributos físicos, índice S e estado de agregação do solo. O manejo das plantas de cobertura de solo foi efetuado por ocasião do florescimento. A biomassa foi incorporada ao perfil por meio de aração. Para a porosidade total, microporosidade e densidade do solo, não foram observadas diferenças significativas entre as profundidades, para as diferentes plantas de cobertura do solo. Para o índice S, observou-se, para todos os tratamentos, na camada 0-10 m de profundidade, valores entre 0,020 e 0,035, que caracterizam solos com qualidade física intermediária. A porcentagem de agregados com diâmetro maior que 2 mm e o diâmetro médio ponderado dos agregados foram maiores, independentemente de cobertura de solo, na camada 0,10-0,20 m de profundidade. Também, independentemente da cobertura de solo, o conteúdo de matéria orgânica decresceu com a profundidade do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Plantas de cobertura; preparo do solo; porosidade; estabilidade de agregados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Alves de Aguiar, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Mestrado em Agronomia na área de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2008), com trabalho desenvolvido na Embrapa Arroz e Feijão. Atualmente cursando Doutorado em Agronomia na área de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás, porém com trabalho em desenvolvimento na Unilever.

Downloads

Publicado

29-06-2010

Como Citar

DE AGUIAR, R. A.; MOREIRA, J. A. A.; STONE, L. F.; BERNARDES, T. G.; DE JESUS, R. P. SUSTENTABILIDADE DE SISTEMAS ORGÂNICOS COM PLANTAS DE COBERTURA NA CULTURA DO ARROZ, POR MEIO DE ALTERAÇÕES FÍSICAS DO SOLO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 142–149, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4843. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo