AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO, LIMPEZA E PURIFICAÇÃO DE AFLATOXINAS PARA ANÁLISE EM CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA

Autores

  • Cristiane Regina Ramos UFG
  • Edward Madureira Brasil UFG
  • Robson Maia Geraldine UFG

Palavras-chave:

Recuperação, aflatoxinas, métodos de extração, imunoafinidade, CLAE

Resumo

Foi realizada avaliação comparativa de dois métodos de extração, limpeza e purificação de aflatoxinas, para análise em cromatógrafo líquido de alta eficiência. Um dos métodos é físicoquímico e baseia-se em reações químicas para todas as etapas. O outro utiliza coluna de imunoafinidade. Os métodos foram avaliados quanto à porcentagem de recuperação, custo do processo, tempo gasto para análise e número de amostras analisadas por dia. A recuperação obtida pelo método físicoquímico foi mais baixa do que a do método de imunoafinidade, para as aflatoxinas B1, B2 e G1, porém mais alta para G2. Ambos os métodos apresentaram valores de recuperação dentro da faixa estabelecida pela Comunidade Européia, que vai de 70% a 120%. A análise comparativa de custos revelou que estes foram menores no método físico-químico. Porém, suas análises são demoradas, por envolverem várias etapas, e exigem maior cautela por parte do laboratorista. Apesar do custo mais elevado, aproximadamente seis vezes superior ao do método físicoquímico, o método de imunoafinidade apresenta maior rapidez e facilidade de execução.

PALAVRAS-CHAVE: Recuperação; Aflatoxinas; métodos de extração; imunoafinidade; CLAE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edward Madureira Brasil, UFG

Universidade Federal de Goiás, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos. Av. Goiânia-Nova Veneza, km 0, Campus
Samambaia, CEP 74001-970 Goiânia, GO.

Robson Maia Geraldine, UFG

Universidade Federal de Goiás, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos. Av. Goiânia-Nova Veneza, km 0, Campus
Samambaia, CEP 74001-970 Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

30-06-2008

Como Citar

RAMOS, C. R.; BRASIL, E. M.; GERALDINE, R. M. AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO, LIMPEZA E PURIFICAÇÃO DE AFLATOXINAS PARA ANÁLISE EM CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 103–108, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4158. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico