DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE CACHAÇA NA REGIÃO DE ORIZONA, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL

Autores

  • Márcio Caliari UFG
  • Manoel Soares Soares Junior UFG
  • Letícia Fleury Viana UFG
  • Ronaldo Veloso Naves UFG
  • Lázaro José Chaves UFG
  • Cleonice Borges de Souza UFG

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Bebida, Processamento, Qualidade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi diagnosticar aspectos relevantes da produção de cachaça, assim como avaliar características físico-químicas de cachaça branca e envelhecida, produzidas na região de Orizona, Goiás. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de investigação qualitativas (entrevistas e observação assistemática) e quantitativas (aplicação de questionário estruturado). Foram coletadas trinta e quatro diferentes amostras de cachaça da safra 2004, sendo trinta amostras de cachaça branca e quatro envelhecidas em tonéis de carvalho, nos vinte e um alambiques visitados. Analisou-se o grau alcoólico, extrato seco e acidez volátil, segundo metodologia recomendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Apesar da tradição, entre os produtores de Orizona (GO) existem diferenças marcantes, quanto aos níveis sócioeconômico e tecnológico. Dentre as aguardentes brancas, 23,3% das amostras apresentaram-se fora dos padrões estabelecidos na legislação brasileira, em relação a extrato seco e grau alcoólico, e 75,0% das amostras envelhecidas encontraram-se fora dos padrões, em relação ao grau alcoólico, indicando a falta de aplicação de instrumentos de controle do processo, por parte dos produtores. Os produtores poderiam utilizar técnicas simples para melhorar o controle do processo produtivo e, com isso, a qualidade da cachaça.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cana-de-açúcar; bebida; processamento; qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Caliari, UFG

Departamento de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, doutor na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (UNICAMP/ 2001).

Manoel Soares Soares Junior, UFG

Departamento de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, doutor na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (UNICAMP/ 2000).

Letícia Fleury Viana, UFG

Departamento de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, mestranda na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFG)

Ronaldo Veloso Naves, UFG

Departamento de Horticultura da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, doutor em Agronomia

Lázaro José Chaves, UFG

Departamento de Melhoramento Genético da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, doutor em Agronomia

Cleonice Borges de Souza, UFG

Departamento de Desenvolvimento Rural da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, mestre em Agronegócio

Downloads

Publicado

13-03-2009

Como Citar

CALIARI, M.; SOARES JUNIOR, M. S.; VIANA, L. F.; NAVES, R. V.; CHAVES, L. J.; SOUZA, C. B. de. DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE CACHAÇA NA REGIÃO DE ORIZONA, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 61–71, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4116. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico