EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE MILHO POR AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, MG (CERRADO BRASILEIRO)

Autores

  • José Humberto Valadares Xavier Embrapa Cerrados
  • Fernando Antônio Macena da Silva Embrapa Cerrados
  • Eric Scopel CIRAD
  • Marcelo Nascimento de Oliveira Embrapa Cerrados
  • José Luiz Fernandes Zoby

Palavras-chave:

Agricultura familiar, agricultura conservacionista, plantio direto.

Resumo

Este artigo analisa o efeito da introdução do uso do sistema plantio direto (SPD) no cultivo de milho grão sequeiro, em condições de Cerrado, por agricultores familiares de Unaí, MG. As principais limitações para a condução das lavouras desses agricultores relacionam-se ao manejo da fertilidade, precariedade de acesso à mecanização para preparo de solo e alta infestação de plantas daninhas. O SPD foi testado junto a esses agricultores, buscando-se limitar os efeitos desses problemas.  Ele mostrou-se promissor para viabilizar, técnica e economicamente, a produção de milho dos assentados. O plantio direto eliminou a dependência de maquinário para preparo de solo e reduziu a carga de trabalho para controle de plantas daninhas. As produtividades alcançadas possibilitaram a valorização de fatores escassos, tais como a terra e, sobretudo, a mão-de-obra familiar. Evidenciou-se, também, a necessidade de se conduzir mais estudos sobre o uso de plantas de cobertura nesses sistemas de produção.

 

Palavras-chave: Agricultura familiar; agricultura conservacionista; plantio direto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Humberto Valadares Xavier, Embrapa Cerrados

Engenheiro agrônomo, M.Sc, doutorando em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Analista de Pesquisa da Embrapa Cerrados. Área de pesquisa em desenvolvimento rural, agricultura familiar e sistemas de produção.

Fernando Antônio Macena da Silva, Embrapa Cerrados

Engenheiro agrônomo, D.Sc, Pesquisador da Embrapa Cerrados. Área de pesquisa em hidrologia, agricultura familiar e sistemas de produção.

Eric Scopel, CIRAD

Engenheiro agrônomo, D.Sc, Pesquisador do CIRAD. Área de pesquisa em sistemas de cultivo, agricultura familiar e sistemas de produção.

Marcelo Nascimento de Oliveira, Embrapa Cerrados

Engenheiro agrônomo, M.Sc, Pesquisador da Embrapa Cerrados. Área de pesquisa em desenvolvimento rural, agricultura familiar e sistemas de produção.

José Luiz Fernandes Zoby

Engenheiro agrônomo, P.hD. Área de pesquisa em desenvolvimento rural, agricultura familiar, sistemas de produção e produção animal.

Downloads

Publicado

11-03-2009

Como Citar

XAVIER, J. H. V.; SILVA, F. A. M. da; SCOPEL, E.; OLIVEIRA, M. N. de; ZOBY, J. L. F. EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE MILHO POR AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, MG (CERRADO BRASILEIRO). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 51–60, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3953. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico