UNIDADES PEDOAMBIENTAIS DA REGIÃO DE SANTA TEREZA, ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Helena Maria de Paula Santana Naturatins
  • Marilusa Pinto Coelho Lacerda Universidade de Brasília
  • Marco Aurélio Barros Geoambiente
  • Inara Oliveira Barbosa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Solos do Estado do Tocantins, aptidão agrícola, unidades pedoambientais, sustentabilidade ambiental

Resumo

A gestão ambiental sustentável, mediante visão conjunta de recursos naturais, vem sendo adotada para o monitoramento da sustentabilidade do uso de terras, particularmente aquelas de uso agropecuário. Este trabalho teve como objetivo a caracterização e delimitação de unidades pedoambientais, a fim de fornecer subsídios para a elaboração de planejamentos de usos racionais de terras, por meio da caracterização das principais classes de solos da região de Santa Tereza (TO) e suas relações com o relevo, geologia, aptidão agrícola e uso e cobertura das terras, com o auxílio de técnicas de geoprocessamento. Na área do estudo, foi estabelecido um transecto pedológico, onde foram caracterizados sete perfis pedológicos de representatividade regional. Os solos foram classificados como Latossolo Vermelho e Vermelho-Amarelo, Plintossolo Pétrico, Cambissolo Háplico, Neossolo Quartzarênico e Regolítico. Constatou-se que cerca de 63,5% da área encontra-se com cobertura vegetal nativa. A avaliação da aptidão agrícola das terras permitiu a classificação em 2(b)c, 4p, 4(p), 5(n) e 6. Com os dados obtidos, foram caracterizadas e individualizadas quatro unidades pedoambientais: domínio dos Latossolos, domínio dos Plintossolos, domínio dos Neossolos Litólicos + Cambissolos e domínio dos Neossolos Quartzarênicos + Neossolos Regolíticos.

PALAVRAS-CHAVE: Solos do Estado do Tocantins; aptidão agrícola; unidades pedoambientais; sustentabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Maria de Paula Santana, Naturatins

Mestre em Ciencias Agrarias UnB - Especilista em Geoprocessamento UnB -Geografa pela UFG - Servidora publica do estado do Tocantins.

Marilusa Pinto Coelho Lacerda, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Faculdade de Agronomia da UnB.

Marco Aurélio Barros, Geoambiente

Mestre e Especialista em Sensoriamento Remoto; Graduado em Agronomia.

Inara Oliveira Barbosa, Universidade de Brasília

Doutoranda em Geociencias Aplicadas; Mestre em Ciencias Agrárias; Especialista em Geoprocessamento e Graduada em Geologia.

Downloads

Publicado

02-03-2010

Como Citar

SANTANA, H. M. de P.; LACERDA, M. P. C.; BARROS, M. A.; BARBOSA, I. O. UNIDADES PEDOAMBIENTAIS DA REGIÃO DE SANTA TEREZA, ESTADO DO TOCANTINS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 8–19, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3839. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo