QUALIDADE FISIOLÓGICA E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE NITROGÊNIO EM COBERTURA

Autores

  • Mariana Zampar Toledo Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP)
  • Nara Rosseti Fonseca
  • Mônica Lúcia César
  • Rogério Peres Soratto
  • Cláudio Cavariani
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, germinação, vigor, adubação nitrogenada, nutrição

Resumo

A qualidade fisiológica de sementes é influenciada pelo ambiente de produção e estado nutricional das plantas, destacando-se, neste sentido, a adubação nitrogenada. O trabalho objetivou avaliar a qualidade fisiológica de sementes de feijão cv. Pérola, antes e após o armazenamento, em função da aplicação tardia de nitrogênio em cobertura, em sistema de semeadura direta. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x4: dois níveis de nitrogênio (0 kg ha-1 e 90 kg ha-1), no estádio de desenvolvimento V4, e quatro níveis de nitrogênio (0 kg ha-1, 30 kg ha-1, 60 kg ha-1 e 120 kg ha-1), no início do estádio de desenvolvimento R7, com 4 repetições. Avaliou-se a qualidade fisiológica das sementes, logo após a colheita e aos quatro meses de armazenamento. A aplicação adicional de N em cobertura no estádio V4 proporcionou a obtenção de sementes de melhor qualidade fisiológica, logo após a colheita e após quatro meses de armazenamento. O efeito das doses de nitrogênio em cobertura, no início do estádio R7 das plantas, na qualidade fisiológica de sementes de feijão cv. Pérola, não foi mais observado após quatro meses de armazenamento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris; germinação; vigor; adubação nitrogenada; nutrição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Zampar Toledo, Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP)

Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Rua José Barbosa de Barros, 1780, Caixa Postal 237, CEP 18610-307, Botucatu-SP.

Downloads

Publicado

03-06-2009

Como Citar

TOLEDO, M. Z.; FONSECA, N. R.; CÉSAR, M. L.; SORATTO, R. P.; CAVARIANI, C.; CRUSCIOL, C. A. C. QUALIDADE FISIOLÓGICA E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO TARDIA DE NITROGÊNIO EM COBERTURA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 124–133, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3486. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico