REAÇÃO DE CULTIVARES DO FEIJOEIRO COMUM ÀS PODRIDÕES RADICULARES CAUSADAS POR Rhizoctonia solani E Fusarium solani f. sp. phaseoli

Autores

  • Braycia Afonso de Miranda
  • Murillo Lobo Júnior
  • Marcos Gomes Cunha

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, patógenos de raiz

Resumo

Rhizoctonia solani Kuhn é um fungo necrotrófico, habitante do solo, que ataca grande número de espécies vegetais. Em feijoeiro, R. solani pode induzir sintomas como tombamento, podridões de raízes e de colo da planta. Fusarium solani (Mart) Sacc. f. sp. phaseoli (Burcholder) ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de feijão no Brasil e pode causar podridão radicular e morte das plantas. Neste trabalho, avaliou-se a reação de cultivares de feijoeiro comum às podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f. sp. phaseoli, em solo artificialmente infestado, em condições de casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 24 tratamentos e quatro repetições. Utilizou-se solo Latassolo vermelho-escuro, infestado com 1,0 g de grãos de sorgo triturado e previamente infestado com R. solani para cada 1,4 kg de solo e para F. solani f. sp. phaseoli utilizaram-se oito gramas para cada 1,4 kg de solo. A avaliação da doença foi realizada 21 dias após o plantio, em plantas cujo sistema radicular foi cuidadosamente retirado e lavado em água corrente. A severidade da doença foi avaliada de acordo com escala de notas proposta por Abawi & Pastor-Corrales (1990). O comportamento das cultivares variou de acordo com o patógeno utilizado, ou seja, os genótipos reagiram diferentemente aos dois patógenos, sendo todas suscetíveis, mas com diferentes níveis de suscetibilidade. Entre as cultivares avaliadas, a cultivar Pérola mostrou ser a menos suscetível a R. solani, e Radiante, a menos suscetível a F. solani f. sp. phaseoli.

PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris; patógenos de raiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2007

Como Citar

MIRANDA, B. A. de; LOBO JÚNIOR, M.; CUNHA, M. G. REAÇÃO DE CULTIVARES DO FEIJOEIRO COMUM ÀS PODRIDÕES RADICULARES CAUSADAS POR Rhizoctonia solani E Fusarium solani f. sp. phaseoli. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 4, p. 221–226, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3080. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico