INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS VEGETAIS E SEUS EFEITOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-MECÂNICAS DE MISTURAS DE SOLO-CIMENTO PARA FINS DE CONSTRUÇÃO RURAL

Autores

  • Regis de Castro Ferreira EA-UFG
  • Marcos Fernandes Oliveira

Palavras-chave:

Solo-cimento, resíduos vegetais, construções rurais

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição da casca de arroz e da casca da semente do capim braquiária, sobre as propriedades físico-mecânicas de misturas de solo-cimento e conseqüente análise de sua viabilidade técnica com vistas à fabricação de materiais de construção alternativos para fins rurais. Para tal, os resíduos foram triturados, peneirados e tratados em solução de cal e o solo submetido aos ensaios de caracterização segundo normas brasileiras. Os resíduos foram adicionados em substituição ao cimento, variando os teores de cimento e de resíduo vegetal desde 100% de cimento e 0% de resíduo, até 60% de cimento e 40% de resíduo. Posteriormente foram moldados corpos-de-prova cilíndricos que foram submetidos aos ensaios de compressão simples, aos sete, 28 e 56 dias, e de capacidade de absorção de água, aos sete dias da moldagem. Após análise dos resultados, pôde-se concluir que as misturas obtidas a partir da substituição parcial do cimento por 10% de resíduos mostram-se viáveis como matéria-prima na fabricação de elementos construtivos não estruturais, tais como, blocos e tijolos prensados, destinados às construções e instalações rurais.

PALAVRAS-CHAVE: Solo-cimento, resíduos vegetais, construções rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2007

Como Citar

FERREIRA, R. de C.; OLIVEIRA, M. F. INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS VEGETAIS E SEUS EFEITOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-MECÂNICAS DE MISTURAS DE SOLO-CIMENTO PARA FINS DE CONSTRUÇÃO RURAL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 4, p. 204–213, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/3078. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico