Contração volumétrica e cinética de secagem de fatias de banana variedade Terra

Autores

  • Anna Letícia Moron Pereira Leite Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP, Brasil.
  • Fabrício Schwanz da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Departamento de Engenharia de Alimentos, Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Alexandre Gonçalves Porto Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Departamento de Engenharia de Alimentos, Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Diego Piasson Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Departamento de Engenharia de Alimentos, Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Philipe dos Santos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Musa sapientum, desidratação, modelos matemáticos.

Resumo

A secagem é um método empregado na conservação de alimentos, influenciando no tempo de preservação, qualidade e durabilidade desses produtos. Este trabalho objetivou caracterizar a cinética de secagem e avaliar o encolhimento de fatias de banana variedade Terra, sob temperaturas de secagem de 40-60 ºC. Os modelos matemáticos utilizados para a análise da secagem foram aproximação da difusão, dois termos, Midilli & Kucuk e Thompson e, para o encolhimento, Lozano, McMinn & Magee, Rovedo, Suarez & Viollaz e Ratti. O modelo que melhor se ajustou aos dados experimentais de secagem foi o de Midilli & Kucuk, por apresentar o melhor coeficiente de determinação (R2) e o menor erro médio relativo (P) e desvio padrão da estimativa (SE). Já para o encolhimento, o melhor modelo foi o de Ratti, por apresentar maior R2 e menores P e SE. A redução de volume (RV) apresentou comportamento inversamente proporcional, em relação à temperatura. Para as temperaturas de 40 ºC, 50 ºC e 60 ºC, a RV foi, respectivamente, de 21,65 %, 19,46 % e 17,74 %, quando avaliada com paquímetro, e de 27,74 %, 24,08 % e 22,50 %, quando avaliada com imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Letícia Moron Pereira Leite, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP, Brasil.

Atualmente é mestranda em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

24-04-2015

Como Citar

LEITE, A. L. M. P.; SILVA, F. S. da; PORTO, A. G.; PIASSON, D.; SANTOS, P. dos. Contração volumétrica e cinética de secagem de fatias de banana variedade Terra. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 155–162, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/30270. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia de Alimentos