DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO EM AMINOÁCIDOS DAS PROTEÍNAS DA LEVEDURA DE ÁLCOOL (Saccharomyces cerevisiae) SECA E DA FARINHA DE PEIXE COMO INGREDIENTES PARA RAÇÕES DE PEIXES DE ÁGUA DOCE

Autores

  • Delma Machado Cantisani Pádua UCG
  • Elisabeth Criscuolo Urbinati UNESP
  • Dalton José Carneiro UNESP
  • João Teodoro Pádua UFG
  • Paulo César Silva UFG

Palavras-chave:

Levedura alcoólica, proteína, peixe, rações

Resumo

Determinaram-se a composição e a qualidade protéica da levedura seca de destilaria alcoólica (S. cerevisiae), comparando-a com a farinha de peixe (FP). Utilizaram-se o escore químico (EQ) e o índice de aminoácidos essenciais (IAAE). Estes quocientes indicam, em relação à proteína do ovo, a ordem dos aminoácidos limitantes, estimando assim o valor biológico protéico. Observaram-se elevados índices de lisina (EQ = 120), treonina (EQ = 110) e triptofano (EQ = 100) na levedura, recomendando-se seu balanceamento com cereais deficientes nestes aminoácidos. A proteína da levedura superou a da FP nestes índices de qualidade e satisfez o padrão internacional de qualidade e as exigências em aminoácidos estimados para a carpa e o pacu. Posteriores ensaios acerca de desempenho produtivo, de digestibilidade e de efeitos metabólicos com peixes fornecerão importantes resultados para o balanceamento de rações, necessitando serem testados atrativos mais palatáveis e aglutinantes para o meio aquático, quando se incorpora levedura à ração.

PALAVRAS-CHAVE: Levedura alcoólica; proteína; peixe; rações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

PÁDUA, D. M. C.; URBINATI, E. C.; CARNEIRO, D. J.; PÁDUA, J. T.; SILVA, P. C. DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO EM AMINOÁCIDOS DAS PROTEÍNAS DA LEVEDURA DE ÁLCOOL (Saccharomyces cerevisiae) SECA E DA FARINHA DE PEIXE COMO INGREDIENTES PARA RAÇÕES DE PEIXES DE ÁGUA DOCE. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 85–97, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2973. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico