Crescimento e produtividade de cultivares e linhagens de amendoim submetidas a déficit hídrico

Autores

  • Isabella Mendonça Arruda Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Agronomia, Londrina, PR, Brasil.
  • Vânia Moda-Cirino Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Área de Melhoramento e Genética Vegetal, Londrina, PR, Brasil.
  • Juliana Sawada Buratto Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Área de Melhoramento e Genética Vegetal, Londrina, PR, Brasil.
  • Josué Maldonado Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Biologia, Londrina, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Arachis hypogaea L., tolerância à seca, deficiência hídrica.

Resumo

O déficit hídrico durante o desenvolvimento do amendoinzeiro prejudica vários processos fisiológicos da planta e reduz sua produtividade. Este estudo objetivou avaliar o rendimento de grãos, componentes de produção e crescimento de cultivares e linhagens de amendoim submetidas a déficit hídrico, em condições de campo. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e três repetições. Os tratamentos de déficit hídrico (com e sem) constituíram as parcelas e os genótipos avaliados (IAC Tatu ST, BR1, BRS Havana, Col 72 e Col 82) as subparcelas. A irrigação foi suspensa nas parcelas submetidas à deficiência hídrica entre 35 e 75 dias após a emergência. O crescimento das plantas, massa seca da parte aérea e área foliar foram afetados negativamente pelo déficit hídrico. Verificou-se incremento da diferença entre as parcelas com e sem deficiência hídrica, conforme o aumento do período de supressão de água. A cultivar BRS Havana e a linhagem Col 82 apresentaram tolerância moderada à seca, com os maiores rendimentos de grãos em condição de déficit hídrico. O déficit hídrico foi responsável por redução de 68 % no rendimento de grãos na cultivar IAC Tatu ST, 44 % no número de vagens por planta na linhagem Col 82, 11 % no número de sementes por vagem na linhagem Col 72 e 11 % na massa de 100 sementes na cultivar BRS1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Mendonça Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Agronomia, Londrina, PR, Brasil.

Departamento de Ciências Agrárias

Vânia Moda-Cirino, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Área de Melhoramento e Genética Vegetal, Londrina, PR, Brasil.

Área de Melhoramento e Genética Vegetal

Juliana Sawada Buratto, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Área de Melhoramento e Genética Vegetal, Londrina, PR, Brasil.

Área de Melhoramento e Genética Vegetal

Josué Maldonado Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Biologia, Londrina, PR, Brasil.

Departamento de Ciências Biológicas

Publicado

17-04-2015

Como Citar

ARRUDA, I. M.; MODA-CIRINO, V.; BURATTO, J. S.; FERREIRA, J. M. Crescimento e produtividade de cultivares e linhagens de amendoim submetidas a déficit hídrico. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 146–154, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/29652. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal