ESTUDO DA EFICÁCIA “IN VITRO” DO AMITRAZ E DA DELTAMETRINA COMO CARRAPATICIDA NO CONTROLE DE Boophilus microplus (CANESTRINI, 1887) NA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA - GOIÁS

Autores

  • Maria do Carmo Lima Silva INDEA/MT
  • Reinaldo Neves Sobrinho CDPV/SAGRIA
  • Guido Fontgalland Coelho Linhares UFG

Palavras-chave:

Boophilus microplus, carrapaticida, amidinas, piretróides, bovinos

Resumo

Para avaliar a eficácia antiixodídica do amitraz e da deltametrina sobre o Boophilus microplus na bacia leiteira da microrregião de Goiânia - Goiás, foram realizados testes in vitro por imersão de teleóginas, colhidas diretamente de bovinos da região. Os princípios ativos foram ensaiados na concentração de 250 ppm, através da avaliação da percentagem de inibição da reprodução (%INR). Entre eles o amitraz apresentou a melhor eficácia, com valor de 97,11%, estando acima do valor mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura para produtos carrapaticidas. A deltametrina apresentou o valor de 70,86%, revelando uma eficácia insatisfatória.

PALAVRAS-CHAVE: Boophilus microplus; carrapaticida; amidinas; piretróides; bovinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

SILVA, M. do C. L.; NEVES SOBRINHO, R.; LINHARES, G. F. C. ESTUDO DA EFICÁCIA “IN VITRO” DO AMITRAZ E DA DELTAMETRINA COMO CARRAPATICIDA NO CONTROLE DE Boophilus microplus (CANESTRINI, 1887) NA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA - GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 21–25, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2965. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico