EFEITO DA CORREÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA Brachiaria brizantha cv. MARANDU EM LATOSSOLO COM DIFERENTES HISTÓRICOS

Autores

  • Itamar Pereira de Oliveira
  • Rogério Cunha
  • Renato Sérgio Mota dos Santos
  • Cideon Donizete de Faria
  • Gerson Fausto da Cunha

Palavras-chave:

Calagem, cerrado, forrageira

Resumo

Foram retiradas amostras de um mesmo contínuo de latossolo vermelho-escuro com quatro históricos diferentes de uso: a – original sob mata; b – solo original + 40 t ha-1 de esterco bovino; c – local cultivado anualmente em declive ondulado; e d – local plano também cultivado, com controle de erosão. Nos solos foram aplicados três níveis de calagem (0, 1 e 2 t ha-1). A planta indicadora foi o Brachiaria brizantha. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3x4, três níveis de calcário e quatro locais, com quatro repetições. Foram observados desenvolvimento de planta através da altura, peso verde, peso verde seco, comprimento da raiz, teores de nutrientes no solo e na planta e complexo sortivo do solo em casa de vegetação. A produção e o desenvolvimento da Brachiaria foram afetados pelos níveis de fertilidade do solo; não houve resposta da forrageira à calagem. Tanto a fertilidade como a calagem afetaram a absorção de nutrientes, a fertilidade residual após colheita e o complexo sortivo do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Calagem; cerrado; forrageira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Cunha


Renato Sérgio Mota dos Santos


Cideon Donizete de Faria


Gerson Fausto da Cunha


Downloads

Publicado

13-12-2007

Como Citar

OLIVEIRA, I. P. de; CUNHA, R.; SANTOS, R. S. M. dos; FARIA, C. D. de; CUNHA, G. F. da. EFEITO DA CORREÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA Brachiaria brizantha cv. MARANDU EM LATOSSOLO COM DIFERENTES HISTÓRICOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 57–64, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2854. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico